Aurora Coop e Fundação Aury Bodanese fortalecem a intercooperação e o voluntariado

Os alunos da Escola Nem Orides Rovani de Ipumirim (SC) tiveram um dia todo dedicado ao conhecimento, intercooperação e lazer com foco em ações socioambientais. A instituição recebeu, no início deste mês, a 1ª Ação Cooperada deste ano, promovida pela Fundação Aury Luiz Bodanese  e pela Aurora Coop, com a parceria da Copérdia.

Entre os destaques do evento estiveram o Cinema A Turminha da Reciclagem que envolveu a participação de alunos do 1º ao 5º ano e palestra sobre Sustentabilidade para alunos do 6º ao 9º ano. Os estudantes do ensino médio assistiram a uma palestra sobre Sexualidade. As atividades também incluíram jogos com temáticas ambientais (jogo da memória, trilha e dominó), além de brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, oficina de flor de jujuba, pintura facial e, por fim, lanche e entrega de um presente da Fundação. Ao todo, 113 alunos foram atendidos durante as atividades.

A Escola Nem Orides Rovani possui gestão compartilhada entre as redes estadual e municipal e atende alunos da educação infantil até o ensino médio. A gestora Susimar Peretti agradece a oportunidade de receber a Ação Cooperada. “Não encontramos palavras e reações adequadas para descrever o sentimento em que vivemos na nossa escola, mas queremos registrar o impacto positivo que essas ações transformadoras tiveram e terão no desenvolvimento integral de nossos alunos. Uma das formas mais impactantes do projeto está relacionada ao fornecimento dos recursos extracurriculares diferenciados que a FALB trouxe. Impossível não se conectar com as atividades, com a Fundação e com os parceiros, pois o atendimento que recebemos foi exemplar e muito humano”.

O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, frisa que a ação foi valiosa porque mostrou às crianças e jovens a importância do Sistema Cooperativo, especialmente quando o foco é valorizar o ser humano. “Tivemos a oportunidade de observar o quanto o evento foi essencial no sentido de levar informações aos alunos, por meio dos temas abordados pelos profissionais, e também nos momentos de descontração com as crianças, durante as brincadeiras. Iniciativas como essas são fundamentais para mostrar o valor que as pessoas têm para os cooperativistas”.

O presidente da Fundação Aury Bodanese, Oscar Trombeta, ressalta que o evento em Ipumirim cumpriu o objetivo de buscar aproximação com a comunidade por meio de ações socioambientais. Ele reconhece a importância do envolvimento dos voluntários da Aurora Coop e da equipe da FALB, além de destacar a parceria das cooperativas filiadas e o comprometimento das escolas que recebem a ação. “É uma satisfação ouvir relatos que demonstram o quanto as Ações Cooperadas vêm sendo importantes para fortalecer a intercooperacão e o interesse pela comunidade – dois princípios do cooperativismo amplamente trabalhados nos eventos”.

A Ação Cooperada, com edições realizadas durante o ano, engaja a Fundação,  Aurora Coop, Cooperativas Filiadas, voluntários e comunidade. Desde 2008, já oportunizou eventos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional (Fotos: Divulgação).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.