Ministras falam em ‘ações permanentes’ na Terra Yanomami após 1 ano de emergência em saúde

ministras-falam-em-‘acoes-permanentes’-na-terra-yanomami-apos-1-ano-de-emergencia-em-saude

ministras-falam-em-‘acoes-permanentes’-na-terra-yanomami-apos-1-ano-de-emergencia-em-saude


Ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do Meio Ambiente, Marina Silva e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, chegaram a Roraima nesta quarta-feira (10). Ministros visitaram o território nesta quarta-feira (10)
Caíque Rodrigues/g1 RR
As ministras dos Povos Sonia Guajajara, e do Meio Ambiente, Marina Silva, disseram que o governo federal deve entrar em uma fase de “ações permanentes” na Terra Indígena Yanomami após visitar o território nesta quarta-feira (10). O anúncio ocorre um ano após o governo federal decretar emergência em saúde na região.
Ao g1, Guajajara avaliou as ações do governo como “insuficientes” e afirmou que não seria possível resolver a situação em um ano. A comitiva é formada pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o líder indígena Davi Kopenawa e Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Eles chegaram pela manhã em Roraima e visitaram a região de Auaris.
“Muitas foram as ações conjuntas que realizamos aqui, ações de saúde, operações para retirar garimpeiros do território, para garantir água potável, para garantir alimentos. Tivemos grandes ações até setembro e outubro. Agora tivemos a informação do retorno dos garimpeiros e agora a gente sai de ações emergenciais para ações permanentes”, disse a ministra.
O presidente Lula (PT) chegou a fazer uma reunião com ministros no Palácio do Planalto na terça-feira (9) para avaliar as ações tomadas e definir novas medidas para atender os Yanomami. Ele disse que a situação dos indígenas é tratada como “questão de Estado”.
Ficou determinado que a presença das Forças Armadas e da Polícia Federal será permanente na região. A Casa Civil anunciou ainda investimentos de R$ 1,2 bilhão para “ações estruturantes” em 2024.
*Matéria em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.