Moradores de São Carlos pedem limpeza de terrenos com lixo no residencial Eduardo Abdelnur

moradores-de-sao-carlos-pedem-limpeza-de-terrenos-com-lixo-no-residencial-eduardo-abdelnur

moradores-de-sao-carlos-pedem-limpeza-de-terrenos-com-lixo-no-residencial-eduardo-abdelnur


Áreas acumulam colchão, sofá, madeira entre outros materiais. Prefeitura informou que fará serviço de manutenção na próxima semana. Moradores do Eduardo Abdelnur em São Carlos pedem limpeza de terrenos abandonados
Terrenos abandonados com acúmulo de lixo geram queixas de moradores do bairro Residencial Eduardo Abdelnur, em São Carlos (SP), que pedem a limpeza para amenizar o problema.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Resto de espuma de colchão, sofá, madeira, copo plástico e até privada, que pode acumular água e facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
“Está muito feio esse bairro. Faz sete anos que moro aqui e essa vergonha”, disse a catadora de recicláveis Rute de Jesus.
Moradores do residencial Eduardo Abdelnur em São Carlos pedem limpeza
Nilson Porcel/EPTV
Os moradores reclamam também do mato alto, que pode atrair animais peçonhentos. Mãe de duas crianças, a dona de casa Magda Sotto se preocupa.
“Nossos filhos ficam na escolinha, pode aparecer um escorpião, algum bichinho e picar eles, a gente ter que sair correndo. É perigoso, eles são muito pequenininhos”, disse.
Magda espera uma solução para os problemas. “Espero que a prefeitura faça a coleta ou deixe pelo menos uma caçamba para o pessoal descartar materiais para não acumular, fazer a limpeza do mato para para ficar mais seguro para a gente”, disse.
Homem é flagrado em terreno ateando fogo em lixo em São Carlos
Nilson Porcel/EPTV
Além da quantidade de lixo em vários pontos do bairro, algumas pessoas também costumam colocar fogo nos terrenos baldios. A reportagem da EPTF, afiliada da TV Globo, registrou um flagrante.
“Preocupa bastante porque é bem ruim porque queima, fica com um cheiro ruim”, disse o estudante Thierry Vinicius.
A prática de atear fogo nos materiais descartados irregularmente é proibida por lei na cidade e pode render multa de R$ 5,53 por metro quadrado ao dono do terreno.
Situação no bairro Bela Vista
Terrenos do bairro Bela Vista acumulam entulhos em São Carlos
No bairro Bela Vista, terrenos também acumulam lixo. O morador Marcelo Luis Russo, registrou a situação em um dos pontos e enviou para a EPTV.
“Uma quantidade de lixo que é jogado aqui. Tem bicho, rato, escorpião, a prefeitura não limpa, não cuida”, disse.
O que diz a prefeitura
A Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos disse que a limpeza das áreas públicas já está no cronograma da prefeitura e vai ser feita na semana que vem.
A prefeitura disse ainda que, em caso de área particular, a responsabilidade da limpeza, tanto do terreno como da calçada, é do dono e não do poder público.
As reclamações devem ser feitas nos órgãos oficiais para serem incluídas no cronograma. Os telefones são: 0800-770-1552 ou (16) 3362-1080.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.