VÍDEO: Brasileiros resgatados da Cisjordânia embarcam em avião da FAB

video:-brasileiros-resgatados-da-cisjordania-embarcam-em-aviao-da-fab


Imagens do embarque mostram crianças subindo escada da aeronave e sendo recebida por militares brasileiros. Brasileiros que estavam na Cisjordânia embarcam em avião da FAB
Um grupo com 33 brasileiros que estava na Cisjordânia embarcou nesta quarta-feira (1º) em um avião da Força Aérea Brasileira em Amã, capital da Jordânia.
O Palácio do Planalto explicou que a aeronave que está em Amã foi a mesma utilizada para enviar alimentos para o Egito.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
📌 Das 33 pessoas, 12 são homens, 10 mulheres e 11 crianças.
Imagens do embarque mostram crianças subindo pela escada da aeronave e sendo recebidas pelos militares brasileiros que acompanham a missão.
Famílias brasileiras que estavam na Cisjordânia embarcam em avião da FAB.
GloboNews/Reprodução
A Cisjordânia, apesar de ser um território de maioria palestina, não está envolvida na guerra entre Israel e Hamas. No entanto, o território conta com assentamentos israelenses, que são causadores de grandes conflitos frequentes há dezenas de anos.
A expectativa é de que a aeronave pouse em Brasília por volta das 6h desta quinta-feira (2). De lá, os ocupantes seguem para as suas cidades.
Brasileiros refugiados da Cisjordânia posam diante de avião da Força Aérea Brasileira em 1 de novembro de 2023
Reprodução
Operação
Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, o grupo é formado por pessoas que estavam em várias cidades da Cisjordânia e se reuniu em Jericó.
De lá, o grupo partiu para a fronteira com a Jordânia, até chegar a Amã, onde a aeronave da FAB estava esperando.
Embaixador do Brasil na Palestina fala sobre saída de brasileiros da Cisjordânia
Faixa de Gaza
Estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º) pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Eles foram autorizados a sair do território após um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas
As saídas acontecem pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, única por terra em Gaza que não leva a Israel e que ficou fechada durante todo o conflito. De acordo com Candeas, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista, que conta com quase 500 nomes. No entanto, ele disse trabalhar para que os brasileiros sejam incluídos nos próximos grupos.
As pessoas já liberadas para deixar o território palestino tiveram os nomes divulgados pela autoridade local de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas.
Não há, ainda, informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta, tampouco se todos os estrangeiros autorizados irão atravessar o corredor em um único comboio nesta quarta.
Nesta primeira relação, estão autorizados a deixar a Faixa de Gaza nacionais da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Além disso, a lista também inclui nomes de integrantes da Cruz Vermelha e de algumas ONGs, segundo Candeas.
“O número de estrangeiros é grande nessa região e o governo continua a insistir para que os brasileiros saiam o quanto antes. A informação que nos foi passada é que hoje não está prevista a saída de brasileiros da Faixa de Gaza”, diz o comunicado oficial do Itamaraty.
LEIA TAMBÉM
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias do conflito
SINAI: O que é o local para onde Israel quer remanejar palestinos?
ARSENAL DO EXÉRCITO: Duas armas furtadas de quartel em SP são achadas no Rio
VÍDEOS: imagens do conflito entre Israel e Hamas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.