Paralisação de médicos chega ao 5° dia em Belém; Prefeitura diz que fez pagamento parcial à OS

paralisacao-de-medicos-chega-ao-5°-dia-em-belem;-prefeitura-diz-que-fez-pagamento-parcial-a-os

Greve foi aderida por 70% dos trabalhadores e 30% estão atendendo a população nos casos mais graves. Unidades de Pronto Atendimento continuam sem atendimento nesta terça-feira, 24. A paralisação dos médicos chega ao quinto dia nesta terça-feira (24), com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sem atendimentos em Belém. A manifestação cobra salários atrasados e melhores condições de trabalho para profissionais da saúde.
A Prefeitura de Belém informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que realizou pagamento parcial e que até o fim do dia pretende efetuar a terceira transferência.
A categoria de médicos reivindica na greve, que teve inicio na sexta-feira (20), o pagamento dos salários já somam cerca de três meses atrasados.
Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), a paralisação foi aderida por 70% dos trabalhadores e 30% estão atendendo a população nos casos mais graves.
As unidades afetadas são a da Marambaia, Terra Firme e Jurunas. As UPAs da Marambaia e Jurunas são geridas pela InSaúde, sediada em São Paulo. Já UPA da Terra Firme é gerida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH), com sede no Maranhão.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que “realizou o pagamento nesta terça-feira (24), para as Organização Sociais, que gerenciam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Marambaia e Terra Firme”.
A Sesma disse ainda que “para a UPA do Jurunas o pagamento será efetuado ainda na tarde desta terça (24) e que aguarda o retorno imediato e integral dos atendimentos à população”.
A orientação é que a população se dirija aos demais serviços da rede pública do município como as UPAs da Sacramenta e Icoaraci, além dos Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti e do Guamá.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.