Documentário conta história dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

documentario-conta-historia-dos-50-anos-do-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba


Pré-estreia é nesta segunda-feira (23), a partir das 19h, no Teatro do Engenho Central. Entrada é gratuita e ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18h30. Salão Internacional de Humor teve exposição comemorativa aos 50 anos da mostra durante Festa das Nações em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Os 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) serão contados no documentário que será exibido, em pré-estreia, nesta segunda-feira (23), a partir das 19h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 18h30.
O inédito material contém depoimentos de diversos fundadores do Salão, como Zelio Pinto, além de artistas que participaram e ainda participam do evento, diretores, do presidente da edição, Paulo Bonfá. O documentário é uma produção Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), da Secretaria Municipal da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba.
A curadoria de conteúdo, direção, locução e produção é do jornalista e produtor cultural Rafael Bitencourt.
Rafael Bitencourt é responsável pela curadoria de conteúdo, direção, locução e produção do documentário sobre os 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Bitencourt que também é autor do livro reportagem no formado digital “Quase Um Cinquentão – Salão Internacional de Humor de Piracicaba, lançado quando o evento completou 49 anos de existência. A produção aborda histórias do próprio Salão, revela que, para o e-book , ainda foi realizada uma curadoria de imagens, com fotos, vídeos, materiais publicados na imprensa.
“Para desenvolver o roteiro, foi realizada uma série de pesquisas bibliográficas, em veículos de imprensa e também no acervo do Salão, que reúne um material muito amplo desde os seus primórdios. O ponto de partida é o início do Salão, o que motivou os fundadores a criarem, durante a Ditadura, um evento de teor crítico. Por isso, há todo um cuidado para levar o espectador à compreensão daquele período, as influências, os esforços”, ele conta.
Após a pré-estreia haverá stand up com o coletivo Risadaria. 👇Veja mais detalhes, abaixo.
Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, ressalta a dinâmica do documentário por meio de depoimentos históricos.
“São depoimentos de seus fundadores, de artistas que fizeram parte dele e de equipes que, anualmente, fazem com que o evento cresça e alcance novos patamares. Este documentário marca essa data especial, em que o Salão completa meio século, relembrando seu passado, e de olho no futuro”, enfatiza.
Atual diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba Junior Kadeshi
Claudia Assencio/g1
O documentário, para o titular da Semac, Carlos Beltrame, foi feito para comprovar a importância do Salão para o mundo.
“A 50ª edição do Salão de Humor está atual, inteligente e engraçada. Não se trata apenas de um evento que existe há cinco décadas, mas sim um evento relevante a nível mundial no que diz respeito ao humor gráfico. O documentário comprova tudo, com depoimentos e histórias incríveis”, disse.
Paulo Bonfá, presidente do Salão de Humor há quatro edições consecutivas, aponta que o documentário do Salão Internacional de Humor de Piracicaba “é mais um registro da importância deste movimento cultural ao longo das últimas cinco décadas”, observa.
Zélio Alves Pinto durante visita à exposição do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Claudia Assencio de Campos/g1
Reprises
O documentário será exibido durante esta última semana de visitação no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14, na quinta, 26/10, e na sexta-feira, 27/10, às 18h30, e no sábado, 28/10 e domingo, 29/10, às 14h e 18h.
Equipe entrevista Junior Kadeshi, diretor do Salão, para o documentário sobre os 50 anos do Salão de Humor de Piracicaba
CCS/Prefeitura de Piracicaba
Caricaturas e Stand up Comedy
Antes do início da sessão do documentário no Teatro do Engenho, os artistas Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto e Erico e Fábio San Juan estarão no hall do espaço, a partir das 18h30, fazendo caricaturas do público.
Após a exibição do documentário, às 20h, no palco do Erotides de Campos, o coletivo Risadaria apresentará o stand up comedy SuperShow, que contempla diferentes gêneros do humor em uma única apresentação. Os comediantes do espetáculo são Luciano Guima, Marcela Galvão e Victor Ahmar.
Mostra do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba pode ser conferida até dia 29 de outubro
CCS/Prefeitura de Piracicaba
O Salão
O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba(Cedhu).
A exposição física das obras fica disponível para visitação até 29 de outubro, no Armazém 14 do Engenho, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Serviço
O que: Lançamento do documentário Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 50 anos
Quando: Segunda-feira, 23/10, às 19h
Onde: Teatro Municipal Erotides de Campos, seguido do stand up comedy SuperShow
Endereço: Avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende. Informações: 3403-2600
Quanto: Entrada gratuita. Retirar ingresso uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.