O Grupo Zema se consolida como referência no varejo em Minas e em todo o país

o-grupo-zema-se-consolida-como-referencia-no-varejo-em-minas-e-em-todo-o-pais


A empresa dá continuidade ao legado de inovação instaurado há cem anos, e unifica as tradicionais lojas físicas ao e-commerce, visando as vendas em todo território nacional O Grupo Zema carrega consigo importantes títulos atualmente. Além de recentemente se tornar uma empresa centenária (com todo um legado que a precede), é considerada também a maior rede varejista do estado de Minas Gerais. Assim como as mudanças que marcam a sua história, a empresa é marcada também por mudanças na sua forma de vender, com o propósito de alcançar cada vez mais as pessoas.
Desde o pontapé inicial em 1923, período em que, a até então Casa Sport (como a empresa era conhecida na época), havia se associado a Ford como revendedora oficial, permeando pela inauguração do primeiro posto de combustível na cidade de Araxá, em 1936, a missão do Zema sempre se pautou por facilitar o acesso ao consumidor.
Dentre toda a evolução do Grupo, um importante passo que colaborou para o fortalecimento e reconhecimento da marca (principalmente na forma em que é vista atualmente), foi o ano de 1976. No ano em questão, Ricardo Zema, responsável pela empresa, decide adquirir uma concessionária da General Motors e, em meio à negociação, acaba aceitando uma loja da Dako e da Frigidaire, ambas vinculadas à montadora. A partir dessa ação, se iniciava a venda de eletrodomésticos pelo Grupo.
O Zema, passados mais de 47 anos, soma hoje 468 lojas físicas, distribuídas em sete estados. Mesmo com números já expressivos, o Grupo planeja expandir ainda mais. Atualmente, estão traçados cerca de 65 novos pontos de venda, principalmente em cidades do estado de Minas Gerais, focando em áreas nas quais lojas da concorrência foram fechadas recentemente.
Grupo Zema
Divulgação
E-commerce
Em 2019, o Grupo Zema lançou seu e-commerce próprio, levando toda credibilidade e reconhecimento que a marca já possui para o meio digital. Atualmente, as vendas pelo e-commerce do Grupo, o zema.com, já representam cerca de 10% das vendas.
Se considerado que, em tempos de pandemia, algumas limitações acabaram sendo impostas às lojas físicas, as vendas realizadas no ambiente digital foram vitais para a constância das comercializações.
Uma prova disso, são os resultados do ano anterior. Em 2022, o zema.com realizou entregas em mais de 3.600 municípios.
Marketplace e futuro
Com o e-commerce já estabelecido, o Grupo Zema agora aposta na ascensão para um ambiente marketplace. Essa nova função do zema.com, já em vigor, além de oferecer os próprios produtos do Grupo, também permite que empresas parceiras de todo o país, utilizem da plataforma para efetuar suas vendas, se apoiando na confiabilidade do nome Zema.
Somando-se ao ambiente marketplace, o Grupo Zema tem como meta, abrir futuramente quatro centros de distribuição, para promover mais facilidade e agilidade para vendedores parceiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.