Dia de Finados: amazonenses visitam cemitérios do estado para prestar homenagens


Em todo o Amazonas, movimentação de visitantes nos campos santos tem ocorrido desde as primeiras horas da manhã deste sábado (2). Cemitério São João Batista, em Manaus, durante o dia dos Finados.
Rede Amazônica
O Dia de Finados é celebrado neste sábado (2). A data fez com que muitos amazonenses fossem aos cemitérios do estado prestar homenagens aos entes queridos que já morreram e participar das programações religiosas que ocorrem desde as primeiras horas do dia.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Na capital amazonense, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), responsável por administrar os cemitérios da cidade, cerca de 500 mil pessoas devem visitar os campos santos para prestar homenagens.
Nos cemitério Parque Tarumã e Nossa Senhora de Aparecida, localizados na Zona Oeste de Manaus, foi intensa a circulação de pessoas ao longo deste sábado. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) estão na via que dá acesso ao local para orientar motoristas e pedestres.
O fluxo de pessoas no Cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus, também foi alto. Tradicionalmente, a família Rocha vai ao local na data para orar pelos familiares que já partiram.
“A gente aprende a conviver, porque aceitar é meio difícil, mas como minha avó era muito católica, convivia bastante na igreja, ela deixou esse legado para que a gente possa estar todo ano aqui”, disse o motorista de aplicativo Michael Douglas Rocha.
Em Tabatinga, a visita ao cemitério São Lázaro, o maior da cidade, começou cedo. Muitas pessoas preferem vir pela manhã devido o menor fluxo.
A dona de casa Maria Rodrigues esteve no local para acender velas e fazer orações ao enteado.
“Esse dia é um dia especial em que a gente vem visitar aqueles que nos deixaram e é um dia de tristeza por não estar eles com a gente”, disse.
Pároco da cidade, o padre Valdemir Ribeiro é o encarregado pelas celebrações católicas que ocorrem na data de hoje dentro dos campos santos do município. Ele fala sobre a simbologia da data.
“O significado do Dia dos Finados é para que todos os cristãos possam não lamuriar ou ficarem tristes no dia de hoje, mas para recordar aquele parente, aquele amigo, aquele conhecido, que já cumpriu com sua missão aqui nessa terra”, disse o religioso.
A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem pelos três cemitérios de Tabatinga ao longo desse sábado.
Cemitério de Tabatinga tem alto fluxo de pessoas neste Dia dos Finados
No município de Presidente Figueiredo, a movimentação no único cemitério da cidade tem sido tranquila ao longo do dia. Segundo a administração do local, são esperadas a visita de 3 mil pessoas.
Uma delas é o militar Carlos Alberto Pacheco, que visitou o cemitério para homenagear os irmãos que partiram.
“Infelizmente tivemos a perda do nosso irmão, já tive a perda do meu outro irmão também que era um batalhador. O que nos resta são as lembranças boas mesmo”
Em Manacapuru, no cemitério São Francisco Xavier, a movimentação foi moderada. No local, a programação começou por volta das 6h com a reza do terço. Também serão celebradas missas e a tradicional queima de velas no cruzeiro.
As homenagens, no entanto, dividiram espaço com a indignação para uma família que mora na cidade. Isso porque, ao chegar para limpar o túmulo de um ente querido, na sexta-feira (1º), os familiares se depararam com o furto dos vidros das janelas e portas da sepultura.
“Meu repúdio, porque aqui no cemitério estão carregando todos os vidros da catacumba dos mortos. Cadê os vigias do cemitério que não veem isso?”, reclamou uma mulher que não teve a identidade revelada.
A administração do cemitério não se posicionou sobre o furto.
Visitantes alertam sobre furtos nas lápides do cemitério de Manacapuru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.