MP Eleitoral cobra Polícia Federal para investigar vereador Inspetor Alberto por ameaças a prefeito eleito de Fortaleza e maus-tratos a animais


Ofício foi expedido após repercussão de dois vídeos divulgados na reta final do segundo turno na capital cearense. Vereadores pediram cassação de mandato do parlamentar. Vereador é investigado por maus-tratos a animal ao fazer referência a adversário político
Reprodução
O Ministério Público Eleitoral expediu ofício, nesta terça-feira (29), requerendo que a Polícia Federal abra um inquérito policial eleitoral para investigar o vereador reeleito em Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), por ameaças contra o prefeito eleito na capital, Evandro Leitão (PT) e por maus-tratos a um animal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Os dois casos repercutiram na última semana por conta de vídeos que circularam nas redes sociais na reta final do segundo turno para a Prefeitura de Fortaleza. Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos válidos, em uma disputa acirrada contra o candidato André Fernandes (PL).
LEIA TAMBÉM:
Vereador do PL é investigado por ameaça contra candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza: ‘Prepara teu caixão, vagabundo’
Vereador é investigado por maus-tratos a animais após vídeo agredindo porco no Ceará
Tiros contra foto de Lula e maus-tratos a animal: veja polêmicas de vereador do PL investigado por ameaça contra candidato do PT
Segundo o MP Eleitoral, Inspetor Alberto poderá responder pelo crime de injúria praticada durante ato de campanha, previsto no Código Eleitoral.
Este crime teria sido cometido quando o vereador divulgou um vídeo nas redes sociais atacando o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, no dia 23 de outubro. “Leitão, filho da p*, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”, disse o parlamentar no vídeo.
Campanha de Evandro Leitão (PT) denunciou o vereador Inspetor Alberto (PL) pelo crime de ameaça
Reprodução
Este caso, que teve boletim de ocorrência registrado pela campanha do então candidato a prefeito, está sendo investigado pela Polícia Civil no 2º Distrito Policial.
Um segundo crime pelo qual Inspetor Alberto poderia responder é o de maltratar, ferir ou mutilar animais, conforme legislação nacional.
Vereador é investigador por maus-tratos contra animal ao fizer piada com adversário
Esta punição seria pelo vídeo em que o mesmo vereador aparece segurando e arrastando um leitão pelas orelhas. O animal fica grunhindo enquanto o parlamentar ameaça cozinhá-lo.
“Leitão, você vai pra panela. Me aguarde, desgraça. Eu vou comer você bem assadinho, seu b*”, diz o vereador no vídeo.
Segundo a Polícia Civil, “Leitão” no vídeo é referência a Evandro Leitão (PT), adversário político de André Fernandes (PL), candidato à Prefeitura de Fortaleza que era apoiado por Inspetor Alberto.
O ofício do MP Eleitoral foi assinado pelos 17 promotores que atuam em Fortaleza que atuam em Fortaleza após repercussão dos dois vídeos.
Punições e investigações anteriores
Verador Inspetor Alberto (PL) depõe na polícia por vídeo em que aparece segurando leitão pelas orelhas.
Reprodução
Nesta terça-feira (29), Inspetor Alberto foi multado em R$ 3 mil pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) por conta do vídeo em que aparece segurando o animal.
Também na terça-feira (29), o vereador foi depor na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em Fortaleza. O político é investigado pela Polícia Civil por maus-tratos a animal devido a este mesmo vídeo.
Na Semace, foi lavrado um auto de infração aplicando a multa por “praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.”.
A infração identificada também se configura como crime ambiental, ainda conforme a secretaria. A investigação é de competência da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.
O ato do Inspetor Alberto também levou o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV) e o deputado federal Célio Studart (PS) apresentaram uma denúncia contra o vereador, solicitando a cassação do mandato dele. Os vereadores Gabriel Biologia (PSol) e o deputado estadual Apollo Vicz (PSD) também fizeram denúncia formal contra Alberto.
A investigação do crime de maus-tratos fica a cargo da Polícia Civil e do Ministério Público. Já o TRE-CE irá realizar a análise da denúncia e investigação da conduta do vereador Inspetor Alberto.
Ao g1, Alberto disse que o vídeo em que ele aparece segurando o porco pelas orelhas é antigo e não quis fazer referência a Evandro. “Eu nem me lembro de quando é esse vídeo, Evandro Leitão nem era candidato”, afirmou.
No vídeo, Alberto afirma “Leitão, você vai pra panela, dia 27”, data da votação em segundo turno. Ainda assim, ela nega que esteja se referindo ao rival político.
“Eu tive que segurar o animal pela orelha porque ele é valente, alguém filmou e colocou fora de contexto”, afirmou.
Vereador do PL é investigado por ameaça contra candidato a prefeito do PT em Fortaleza
O vereador também é investigado pela Polícia Civil pelo crime de ameaça após o primeiro vídeo divulgado, no qual aparece fazendo uma ameaça contra Evandro Leitão.
Ao g1, o vereador Inspetor Alberto afirmou que estava fazendo referência a uma música da campanha de André que fala em “assar o leitão no dia da votação”, e que ele teria trocado a palavra “carvão” por “caixão”.
“Não tava falando em bala, não tava falando em morte, tava falando em comer um leitão assado, e pra comer um leitão assado você tem que preparar o carvão”, afirmou Alberto. “Se você olhar a palavra ‘caixão’ no contexto da frase, ela não encaixa. Porque eu tô falando pegar churrasqueira”, completa.
O vereador disse que só notou ter falado a palavra “caixão” na manhã do dia seguinte, quando recebeu uma ligação de André Fernandes questionando o acontecido. “Hoje de manhã o André [Fernandes] liga pra mim: ‘macho, tu viu que tu falou caixão em vez de carvão?’”, disse no dia 24 de outubro.
Alberto afirmou que havia um carro atrás dele buzinando, e que o som da buzina o fez embaralhar as palavras. O vereador, por sua vez, admitiu estar com raiva de Evandro devido a uma propaganda eleitoral que usava a imagem da sua esposa, e afirmou que pretende processar o petista.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.