Temporais, granizo e enchentes atingem RS esta semana, segundo Defesa Civil


Regiões da Campanha e Oeste podem acumular mais de 300 mm até quarta-feira (25). Inmet alerta RS sobre tempestades
Divulgação/ Inmet
O Rio Grande do Sul deve enfrentar grandes volumes de precipitação em diversas áreas do estado ao longo de toda a semana, segundo a Defesa Civil. Nas regiões da Campanha (fronteira com o Uruguai) e Oeste, por exemplo, o acúmulo de chuva pode ser mais de 300 mm até quarta-feira (25). De acordo com a Climatempo Meteorologia, o risco de temporais, granizo e enchentes se mantém elevado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Após uma segunda-feira (23) marcada por fortes tempestades, o Rio Grande do Sul enfrenta a continuidade das instabilidades. Nesta terça-feira (24), uma frente fria estacionará sobre o estado, mantendo a precipitação no centro-sul gaúcho (confira o mapa acima). As temperaturas nessas áreas devem permanecer amenas.
VÍDEO: granizo atinge cidades do Litoral, do Sul e da Região Metropolitana de Porto Alegre no RS
Os maiores acumulados previstos para esta terça-feira são:
Pinheiro Machado (131 mm);
Pedras Altas (107 mm);
Herval (82 mm).
De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente está bloqueando o avanço das instabilidades em algumas partes do Brasil, o que faz com que as chuvas aumentem no Rio Grande do Sul. Esse ar quente bloqueia a chegada de frentes frias, que normalmente levam chuva para o norte. Quando essas duas massas de ar (quente e frio) se encontram, elas causam tempestades mais fortes.
Saiba como será a primavera no RS em 2024
Segundo a Defesa Civil do RS, a chuva persiste na quarta-feira, especialmente no Sul, com volumes entre 50 e 140 mm/dia, e o risco de rajadas de vento de até 80 km/h à noite. Na quinta-feira (26), a intensidade da chuva deve aumentar, com previsões de 30 a 70 mm/dia e tempestades isoladas nas regiões do Norte e Centro. Já a partir da madrugada de sexta-feira (27), há expectativa de chuvas leves, mas o tempo deve se firmar durante o dia.
A Defesa Civil do RS ainda alerta a população para precauções durante as chuvas: desligar eletroeletrônicos, fechar portas e janelas, buscar abrigo seguro e evitar alagamentos. Emergência ligue 190 ou 193.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.