O conflito entre Israel e o Hamas em fotos, vídeos e mapas

Hamas lançou no sábado (7) bombardeios contra Israel, que revidou com ataques contra a Faixa de Gaza. Centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas. Israel declara guerra após ataque do Hamas; entenda
Israel foi surpreendido por um ataque do Hamas nas primeiras horas da manhã de sábado (7). Esta é a maior ofensiva lançada contra o país nos últimos anos. O ataque foi revidado e gerou um conflito, que continua neste domingo (8).
Tudo começou por volta das 6h30 de sábado, no horário local (0h30, em Brasília). O Hamas lançou centenas de foguetes contra Israel, atingindo cidades como Tel Aviv, Rehovot, Gedera e Ashkelon.
Hamas afirmou que 5 mil foguetes foram lançados da Faixa de Gaza
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Mapa mostra cidades de Israel atingidas por foguetes do Hamas
Arte/g1
Já por volta das 7h40 (1h40 em Brasília), combatentes palestinos começaram a atravessar a fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Homens armados abriram fogo contra pedestres israelenses, deixando feridos. Os ataques foram registrados, principalmente, em cidades do sul do país.
Um vídeo mostra o momento em que um grupo de palestinos consegue romper uma barreira na fronteira com Israel. Som de tiros podem ser ouvidos. Veja abaixo.
Homens armados atravessam a fronteira de Israel
Enquanto isso, sirenes tocavam em diversas regiões de Israel. Ambulâncias e bombeiros iniciaram o resgate às vítimas. Estragos foram registrados em cidades como Tel Aviv.
Homem corre após explosão provocada por foguete contra Israel, em 7 de outubro de 2023
REUTERS/Amir Cohen
Prédio pega fogo após ser atingido por foguete em Tel Aviv, Israel, em 7 de outubro de 2023
REUTERS/Itai Ron
O governo israelense reagiu momentos depois. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião de emergência. Depois disso, os militares de Israel começaram uma operação, lançando bombardeios contra Gaza.
Fumaça é vista após ataques israelenses a Gaza no dia 7 de outubro de 2023
Mohammed Salem/Reuters
O ataque do Hamas a Israel começou nas primeiras horas da manhã deste sábado (7)
Jornal Nacional/ Reprodução
Israel informou que fez ataques em locais ligados ao Hamas. Durante o dia, diversos edifícios na Faixa de Gaza foram atingidos. Veja, abaixo, dois vídeos que mostram ataques contra prédios.
Ataque aéreo israelense destruiu prédio em Gaza, depois que Israel foi bombardeado
Prédio desaba na Cidade de Gaza após ataque aéreo israelense
Neste domingo (8), as forças armadas de Israel divulgaram novos vídeos de ataques contra alvos palestinos. Em um deles, os militares afirmam ter conseguido atingir um complexo onde funcionava a inteligência do Hamas. Assista abaixo.
Israel afirma ter atacado prédio da inteligência do Hamas
Além do confronto entre Israel e o Hamas, durante o domingo, o grupo armado Hezbollah reivindicou um ataque contra posições militares israelenses em uma região que fica próxima da fronteira com o Líbano.
A área fica ao norte de Israel, em uma faixa de terras que é disputada pelo Líbano há décadas, mas controlada por Israel.
O Hezbollah já havia divulgado apoio à ofensiva do Hamas no sábado. O governo de Israel disse que o ataque foi revidado, atingindo uma base do grupo armado. Uma foto mostra fumaça na região.
Fumaça é vista próxima da fronteira entre o Líbano e Israel, em 8 de outubro de 2023
REUTERS/Aziz Taher
Mais de 600 mortes já foram confirmadas em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
LEIA MAIS:
Ataques do Hamas e reação de Israel: veja a cronologia do conflito
Entenda a diferença entre israelenses, palestinos e o Hamas
Vídeo mostra adolescente sendo levada como refém em Israel
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.