Brasil entra em coalizão internacional por direitos de pessoas LGBT+

O Brasil aderiu à “Equal Rights Coalition” (Coalizão de Direitos Iguais) na quarta-feira (4). O grupo é uma aliança entre 43 países comprometidos em pôr fim à violência e à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais em todo o mundo.

Brasil entra para coalizão internacional por direitos de pessoas LGBT – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC (Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania), Symmy Larrat, celebrou a inclusão do país no grupo, que deve promover a construção de ações conjuntas com países que integram a Coalizão para a proteção dessas pessoas não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

“Dois motivos se destacam sobre a adesão do Brasil ao grupo. A primeira coisa é sinalizar mundialmente a posição do país, do governo brasileiro, de que ele atua na defesa e na proteção das pessoas LGBTQIA+”, sinaliza Larrat.

A secretária nacional do Ministério completa, ao lembrar que “o segundo destaque se refere à conexão aos outros países que pensam como a gente nesse sentido, nessa atuação, para potencializar as ações em prol dos direitos dessa população.”

“Assim, nos conectamos às experiências de outros países, e podemos construir ações sobre o tema em parceria global”, destacou Symmy Larrat.

Coalizão por direitos LGBT é composta por 43 países

A “Equal Rights Coalition (ERC)” foi fundada em 2016 na Conferência Global de Direitos Humanos LGBTI, em Montevidéu, sob a liderança do Uruguai e da Holanda.

A ERC se dedica à proteção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e pessoas intersexuais (LGBTI) e a promoção do desenvolvimento inclusivo.

A Coalizão é atualmente composta por 43 países:

Albânia
Alemanha
Argentina
Austrália
Áustria
Bélgica
Brasil
Cabo Verde
Canadá
Chile
Chipre
Costa Rica
Dinamarca
Equador
Eslovênia
Espanha
Estados Unidos
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Honduras
Irlanda
Israel
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Macedônia do Norte
Malta
México
Montenegro
Nova Zelândia
Noruega
Países Baixos
Portugal
Reino Unido
República Tcheca
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Uruguai.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.