Em Santarém, Semana da Pessoa Idosa é encerrada com atendimentos especializados e buzinaço

O evento foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Semana da Pessoa Idosa é encerrada com atividades nutricionais, atendimentos especializados e buzinaço
Prefeitura de Santarém/Divulgação
A Semana da Pessoa Idosa, intitulada “Ação permanente de combate ao etarismo”, encerrou na sexta-feira (6) com diversas atividades, como palestras educativas, consultas nutricionais, mesa compartilhada com alimentos saudáveis, buzinaço e atendimentos especializados para o público que faz acompanhamento no Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRSI), em Santarém, no oeste do Pará.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O evento foi desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio da Rede de Proteção à Pessoa Idosa.
“O objetivo principal dessa ação de encerramento foi conscientizar os nossos idosos sobre a importância da alimentação saudável e como combater as doenças relacionadas ao consumo inadequado de alimentos”, pontua a nutricionista do Centro do Idoso, Yasmin Alencar.
“Hoje foi um dia de celebração e alegria. Acreditamos que momentos como esse tornam o acompanhamento mais leve e divertido. Ficamos encantados com a receptividade e participação dos nossos idosos. Consideramos nossa ação um grande sucesso,” celebra, com entusiasmo, a coordenadora do CRSI, Socorro Cabral.
Buzinaço marca encerramento da Semana da Pessoa Idosa em Santarém
Prefeitura de Santarém/Divulgação
O município de Santarém conta com equipamentos públicos de acolhimento e acompanhamento da pessoa idosa, tanto na área da Saúde quanto na Assistência Social. São eles: Unidades Básicas de Saúde, Programa Melhor em Casa, Centro de Referência em Saúde do Idoso, Centro de Especialidades Odontológicas/ Laboratório de Próteses Dentárias, Centro de Convivência do Idoso, CRAS e CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), presentes em vários pontos da cidade.
O Centro de Referência em Saúde do Idoso, gerenciado pela Semsa, fica localizado na Av. Marechal Rondon, 1337, bairro Santa Clara e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Foi implantado em 2008 e atende em média 550 idosos por mês. O centro oferta várias especialidades médicas, como Geriatria, Fisioterapia, Dermatologia, Cardiologia, Ortopedia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Bucomaxilofacial, Serviço Social e consultas de enfermagem. Os atendimentos são referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Programação realizada
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), juntamente com a Rede de Proteção à Pessoa Idosa, composta pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPS), Ministério Público (MP) e outros órgãos, dedicaram especial atenção à Semana da Pessoa Idosa, que ocorreu do dia 27/09 a 06 de outubro, com objetivo de valorizar e cuidar da pessoa idosa, oferecendo ampla gama de serviços que englobam desde cuidados com o bem-estar à saúde e lazer.
A programação teve início no dia 27, com uma ação odontológica no Lar São Vicente de Paulo. Foram ofertados diversos serviços aos idosos, incluindo verificação da necessidade de prótese dentária, orientação em saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal, extração, restauração e limpeza dentária.
No dia seguinte, os idosos do Lar São Vicente de Paulo participaram de uma celebração eucarística com adoração, em um momento de profunda conexão espiritual. Vale ressaltar que os idosos são muito religiosos e encontram na fé uma fonte de conforto e esperança. A celebração proporcionou um momento de reflexão e fortalecimento espiritual para todos os participantes, reforçando a importância da dimensão religiosa em suas vidas.
O dia D de saúde ocorreu no dia 2 de outubro, na UBS Jaderlândia. Nesse dia, os idosos tiveram a oportunidade de realizar consultas com os médicos especialistas do Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRSI), com geriatra, dermatologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, recebendo um atendimento personalizado e dedicado. Além disso, a UBS disponibilizou seus serviços cotidianos e foi realizado também um animado aulão funcional. Em média, 50 idosos participaram.
Os idosos tiveram a oportunidade de visitar o parque zoológico da Unama em Santarém (ZooUnama), no dia 3. Foi um momento verdadeiramente especial, para aqueles que nunca haviam tido a chance de conhecer o lugar. Cerca de 130 usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI) tiveram a alegria de desfrutar dessa experiência.
O Baile da Vitória no Centro de Convivência do Idoso (CCI) ocorreu no dia 4, com a participação entusiasmada de mais de 100 idosos. Foi uma noite de celebração e alegria, onde a grande maioria dos participantes aproveitou ao máximo a oportunidade para dançar e se divertir ao som envolvente do Serestão do Tadeu Pinho.
“A Rede de Proteção pensou nessa programação com muito carinho, para que a gente proporcionasse aos nossos idosos um dia de conforto, onde pudessem emitir documentos importantes para o exercício da cidadania especial. Tudo isso em um ambiente alegre para comemorarmos o Dia Internacional do Idoso, que foi celebrado no dia 1º de outubro, e também os 20 anos do Estatuto do Idoso”, explicou a Dra. Larissa Brandão, promotora de Justiça que atua em prol dos direitos da pessoa idosa.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.