Balneário Camboriú reforça combate à dengue; confira o cronograma para o Dia D

balneario-camboriu-reforca-combate-a-dengue;-confira-o-cronograma-para-o-dia-d

balneario-camboriu-reforca-combate-a-dengue;-confira-o-cronograma-para-o-dia-d

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai promover neste sábado (13) o Dia D de mobilização contra a dengue, com início às 9h na praça Higino João Pio, centro da cidade. A campanha faz parte de uma série de ações da prefeitura, que busca combater a doença.

Durante a manhã de sábado, na praça, serão entregues aos participantes camisetas personalizadas e o material para a panfletagem. A distribuição de panfletos, junto com orientações, será feita em avenidas movimentadas da cidade, além de pontos como a Barra Sul, Pontal Norte, Praça do Pescador e rodoviária.

Amostra de larva do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue – Foto: Leo Munhoz/ND

Além disso, o departamento de Vigilância Ambiental dará sequência aos mutirões de inspeção, que desta vez serão realizados na região central de Balneário Camboriú. Na sexta-feira (12) será realizado também o fumacê em ruas do Bairro dos Municípios.

De acordo com o prefeito Fabrício Oliveira (PL) “a participação de todos é fundamental para a conscientização e para o alinhamento de ações que façam frente ao aumento de casos de dengue que ocorre atualmente”.

Já o secretário de Saúde, Omar Tomalih, destaca que “é importante, ao falar com a família, amigos e vizinhos, propagarmos mais ainda as atitudes que previnem a dengue”. Omar também convidou as entidades civis de Balneário e região para contribuírem no Dia D.

Prefeitura de Balneário Camboriú intensifica ações contra a dengue – Foto: Divulgação/PMBC

Em caso de sintomas, como proceder?

Caso apresente dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, procure atendimento imediatamente.

Balneário Camboriú possui três unidades de saúde 24h disponíveis àqueles que precisem de atendimento urgente. São elas: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – bairro dos Municípios).

A maioria dos focos do mosquito estão na construção civil, foco da fiscalização – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/ND

Os moradores que possuírem cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue, na Avenida Palestina, nº 150, bairro Nações, ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, os pacientes devem passar por uma triagem para definir o nível de urgência para o atendimento.

Na sequência vem o atendimento clínico, no qual o paciente é avaliado por um médio que poderá prescrever o exame de sangue que vai identificar se a pessoa está ou não com dengue. Em caso positivo para a doença são prescritos remédios para alívio de sintomas, hidratação e repouso. Se os sintomas piorarem, o recomendado é retornar à unidade de saúde.

Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.