PSOL reafirma pré-candidatura de Marquito, mas continua negociando com o PT de Lela

Representantes dos partidos de esquerda de Florianópolis retomam, às 10h desta sexta-feira, no gabinete do deputado Marquito (PSOL) na Assembleia Legislativa, negociações que podem levar a um acordo para lançar apenas uma candidatura a prefeito da Capital.

Conversa entre lideranças da esquerda começou na quarta-feira e será retomada hoje na Alesc – Foto: Divulgação/ND

Até a última quarta-feira (31), o que estava posto era que Vanderlei “Lela” Farias (PT) e o próprio Marquito estavam garantidos como candidatos, faltando apenas a confirmação formal de seus nomes nas convenções marcadas para este sábado.

Mesmo o PSB municipal, que construiu por meses o apoio ao deputado psolista e teve, por decisão da cúpula nacional, que cerrar fileiras com o petista, já tinha perdido as esperanças de um acordo que mudasse o quadro.

Porém, como dizia o ex-governador mineiro Magalhães Pinto, raposa política histórica e das mais felpudas, “política é como nuvem: você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou.”

Na noite de quarta-feira, as cúpulas dos partidos ligados às duas candidaturas se reuniram para tentar fechar novamente uma frente ampla de esquerda, a exemplo do que já ocorreu em 2020, com Elson Pereira (PSOL) na cabeça de chapa e Lino Peres (PT) como vice.

O PT – que não encabeça uma chapa na Capital desde 2008 – defende a união em torno do nome de Lela.

“A candidatura do deputado Marquito é legítima, mas as condições objetivas hoje colocam o PT à frente do processo: tem mais tempo de TV, tem o presidente Lula”, explica o presidente interino do diretório estadual petista, Vitor Silveira.

Para ele, o campo de esquerda precisa se juntar num projeto unificado para a cidade. “Esperamos um gesto do PSOL”, diz Silveira.

Marquito reafirma candidatura e prega união

PSOL se mantém firme para lançar candidatura do deputado Marquito

Reunião do PSOL reafirmou candidatura de Marquito – Foto: Jéssica Michels

Na tarde desta quinta-feira (1), a coordenação de pré-campanha do deputado Marquito divulgou nota na qual reafirma que “não há intenção de retirada da pré-candidatura” e reafirma o comprometimento “em construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis”.

A nota destaca a “necessidade de unidade” e a “importância de ter como critério a viabilidade eleitoral”.

“Nas últimas pesquisas às quais tivemos acesso, Marquito tem aparecido com até 20% das intenções de voto e chances reais de ir para o segundo turno”, afirma o texto.

Por fim, credita os rumores de desistência a grupos que “têm atuado ativamente para prejudicar” a pré-campanha e a união da esquerda.

Leia a íntegra da nota do PSOL

Marquito nega retirada da pré-candidatura e reafirma sonho por unidade

Diante da informação incorreta que circulou na manhã desta quinta-feira (1º), a coordenação da pré-campanha do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis elucida que não há intenção de retirada da pré-candidatura.

Desde o ano passado, estamos comprometidos em construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis. Por isso, estamos abertos e dialogando com os partidos do campo sobre a necessidade de unidade, o que todos concordam. Porém, destacamos a importância de ter como critério a viabilidade eleitoral. Nas últimas pesquisas às quais tivemos acesso, Marquito tem aparecido com até 20% das intenções de voto e chances reais de ir para o segundo turno.

Sabemos que isso incomoda diversos grupos, que têm atuado ativamente para prejudicar nossa pré-campanha e a união da esquerda. Não vamos permitir esse tipo de mentiras. Nosso maior compromisso é com uma Florianópolis que promova democracia, justiça social e desenvolvimento territorial sustentável, por meio de políticas públicas focadas nas pessoas e na natureza. Seguimos firmes e convictos de que Marquito estará no segundo turno destas eleições.

The post PSOL reafirma pré-candidatura de Marquito, mas continua negociando com o PT de Lela first appeared on Jornal Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.