Governo de SP garante investimento de R$ 15 milhões para obras da Alemoa Industrial

Decisão foi acatada durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Investimento será utilizado para obras de drenagem e pavimentação da região. Equipamento foi doado à CET pela Associação de Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu um aporte de R$ 15 milhões do governo do estado para realizar as obras de revitalização na Alemoa Industrial. O governador Tarcísio Freitas (Republicanos) atendeu a uma demanda feita por caminhoneiros autônomos que circulam por aquela região e realizaram protestos nesta semana. (veja mais abaixo)
A decisão foi anunciada após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Participaram do encontro o Prefeito de Santos, o governador, além de lideranças do Sindicato dos Transportadores Rodoviário Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos) e outros representantes da categoria.
De acordo com a administração municipal, o prefeito Rogério Santos (PSDB) apresentou um plano que visa melhorar a fluidez do trânsito na área portuária. A estratégia, aprovada pelo governador, contou com a participação dos caminhoneiros.
Serão implementadas medidas de curto, médio e longo prazo para resolver o problema. De imediato, a solução será o agendamento eletrônico, que passará a ser realizado pelos terminais graneleiros da região e que promete agilizar o atendimento aos caminhoneiros.
Além disso, serão mantidas equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na região para dar apoio ao esquema de trânsito. Deve ser realizada a inversão do sentido em algumas vias para dar mais fluidez ao trânsito.
Em médio prazo, a entrada do bairro passará por obras de pavimentação e drenagem, traçadas com base na rotina de trabalho dos caminhoneiros.
Investimento destinado pelo Governo do Estado foi acatado após reunião no Palácio dos Bandeirantes
Divulgação/Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Para o longo prazo, estão previstas obras viárias que contemplam a construção de dois viadutos. Um deles já está incluído na Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) e o outro no fim do bairro da Alemoa, atendendo ao pedido dos Sindicato dos Caminhoneiros.
Melhorias
A área industrial do bairro da Alemoa foi alvo de protestos por parte dos caminhoneiros nesta última semana. A categoria reivindicou melhorias no trânsito da entrada e saída do Porto de Santos.
Na última quarta-feira (30), caminhoneiros autônomos paralisaram os trabalhos, das 7h às 19h, em manifestação realizada pelo Sindicam. A atitude foi tomada em decorrência da perda do volume de trabalho por parte dos profissionais por conta dos congestionamento que estariam acontecendo na região.
Na última quinta-feira (31), a Sindicam participou de uma reunião nas dependências da CET-Santos. No encontro, foram debatidas propostas e soluções para o desafio da regularização do trânsito na região.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.