VÍDEO: Dragão-de-komodo chega ‘de fininho’ e abocanha bezerro

video:-dragao-de-komodo-chega-‘de-fininho’-e-abocanha-bezerro

video:-dragao-de-komodo-chega-‘de-fininho’-e-abocanha-bezerro

Um vídeo divulgado por um biólogo nas redes sociais mostra o momento em que um dos animais mais assustadores do mundo abocanha um bezerro que estava desatento. O dragão-de-komodo não desperdiçou a chance de garantir sua refeição e, de fininho, chegou até o animal e o atacou.

Dragão-de-komodo se aproveita de bezerro desatento e abocanha o animal – Foto: Redes sociais/Reprodução ND

De acordo com Biomesquita, biólogo que divulgou o vídeo nas redes sociais, há muito tempo acreditava-se que o lagarto, apesar de possuir uma saliva extremamente tóxica, não era venenoso.

“Mas depois de muitos estudos foi visto que sim, esses animais produzem uma toxina, um veneno, além de sua saliva extremamente tóxica que podem conter até 53 cepas diferentes de bactérias. Ou seja, além de serem os maiores predadores de seu ecossistema, podendo medir até três metros e pesar até 90 kg, eles ainda possuem esse adicional que é o veneno”, explicou.

Ele ainda informa que a toxina desses animais não são as mais potentes do mundo, mas age lentamente no organismo da presa que for mordida. “Essa toxina começa baixando a pressão arterial do animal mordido, e também faz com que ele perca muito sangue, não deixando o sangue coagular. Isso vai fazer com que esse animal fique cada vez mais fraco, entrando em choque, e ele não vai conseguir fugir para muito longe do dragão-de-komodo”.

Mesmo após a mordida, se o animal conseguir correr e se afastar, o lagarto vai encontrá-lo, pois possui o olfato muito apurado. Caçador paciente, ele vai atrás das presas que sabe ser mais rápidas que ele, as morde e depois as persegue, pois em algum momento esse animal vai morrer por conta do veneno depositado na mordida.

“Além da toxina que vai entrar no corpo desse animal e deixar ele muito fraco, há também as bactérias na saliva, que entram no corpo desse bicho fazendo uma pré-digestão, porque ela começa fazer uma decomposição interna desse animal assim que ele é mordido”, explica Biomesquita.

E é por causa dessas características que o dragão-de-komodo é considerado um dos animais mais assustadores do planeta.

Assista o vídeo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Biomesquita (@biomesquita)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.