Mercado digital na região norte: ferramentas tecnológicas facilitarão tarefas simples

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O especialista em marketing, Alef Kevin, explica que diversos segmentos terão rotinas facilitadas através dessas ferramentas. Mercado digital se fortaleceu na região norte
Reprodução/Pixabay
O digital é o veiculo de comunicação mais rápido, preciso e de baixo custo que existe. Nas mãos de quem entende, o Digital tem o poder de mudar totalmente a realidade da vida de muitas pessoas que-o usam com maestria. Não é mais o futuro, e sim o presente. Quem não está na internet, praticamente não existe no mundo dos negócios.
É assim que o especialista em marketing, Alef Kevin, define o mercado digital, com ênfase em produtos regionais. Historicamente, a região norte sempre representou a menor fatia de receita do varejo online no país, entre 2 e 4%. Mas com a pandemia, o cenário mudou muito e as vendas vêm superando as expectativas.
“A pandemia acelerou o crescimento das ferramentas digitais por todo o país, e democratizou o conteúdo, fazendo com que pessoas que jamais teriam acesso a certos tipos de conteúdos tivessem e pudessem mudar sua realidade financeira, aumentando o seu impacto social e alcance em diversos segmentos de negócios, inclusive na medicina” explica o especialista.
No Brasil, das 19,5 milhões das micro e pequenas empresas brasileiras aproximadamente 27% (5,3 milhões), ainda não entraram para o mercado digital, segundo dados do Sebrae. Além disso, não usam redes sociais, sites ou aplicativos para vendas e isso impacta negativamente essa marca e o valor.
“Assim como um médico que não tem um site ou página nas redes sociais perde oportunidades de se comunicar com seus pacientes e perder pacientes para outros médicos que possuem presença forte no digital, as empresas que não estão presentes no mercado digital perdem oportunidades de negócio para concorrentes que estão presentes na internet. Se essas empresas estivessem presentes no mercado digital, poderiam alcançar mais clientes e aumentar a eficiência e produtividade de seus negócios” pontuou Alef Kevin.
Alef Kevin, especialista em marketing
Arquivo pessoal
Nos próximos anos, a tendência do mercado digital é utilizar da tecnologia para facilitar tarefas simples dos mais diversos segmentos.
“No Marketing Médico, uma das tendências que podemos esperar é a utilização de chatbots para facilitar o agendamento de consultas e responder perguntas frequentes dos pacientes. Imagine um paciente que precisa marcar uma consulta e não tem tempo para ligar para o consultório, mas pode facilmente acessar um chatbot no site ou no direct do Instagram do médico e agendar sua consulta em poucos minutos. Isso não só facilita a vida do paciente, mas também ajuda o médico a gerenciar melhor sua agenda” explica o especialista.
Outro exemplo é a personalização dos tratamentos de acordo com as necessidades de cada paciente.
“Com a utilização de análises de dados e inteligência artificial, o médico pode ter acesso a informações mais precisas sobre o histórico de saúde do paciente e oferecer tratamentos mais eficazes e adequados. Além disso, o médico pode utilizar redes sociais para compartilhar conteúdo relevante sobre saúde e prevenção de doenças, engajando seus pacientes e incentivando-os a cuidar melhor da saúde” finalizou Alef Kevin.

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