Colisão com pássaros ou falha mecânica? Acidente da Jeju Air levanta questões sobre causa exata

Algumas teorias surgiram sobre as causas do acidente envolvendo um avião da Jeju Air na Coreia do Sul, ocorrido neste domingo (29).

As investigações iniciais indicam que uma colisão com pássaros foi a principal causa do incidente.

A causa exata ainda não foi determinada, mas, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, alguns especialistas sugerem que falhas técnicas podem ter contribuído para o acidente. Eles afirmam que, para ocorrer um desastre como o do aeroporto de Muan, os motores e os freios em ambos os lados do avião devem ter falhado simultaneamente. Esses especialistas dizem que, isoladamente, uma colisão com pássaros não seria capaz de gerar falhas em todos os componentes críticos.

  • O avião da Jeju Air com 181 pessoas a bordo se aproximava do Aeroporto Internacional de Muan por volta das 8h54 (horário local). A torre de controle emitiu um alerta de colisão com pássaros e, quatro minutos depois, o avião declarou emergência.
  • Às 9h, o piloto tentou pousar sem trem de pouso estendido, conforme informações do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes.
  • Três minutos após o piloto declarar emergência, a aeronave perdeu o controle e colidiu com um muro. O impacto não permitiu que o avião desacelerasse antes de atingir o final da pista.

Especialistas em aviação identificaram a falha no trem de pouso como a principal causa do acidente. O professor Choi Kee-young, da Universidade de Inha, afirmou que a falta de freio e a falha no trem de pouso indicam que os motores reversores, responsáveis por reduzir a velocidade, não funcionaram como esperado. “Se o trem de pouso não funciona, os flaps das asas, que atuam como freios aéreos, também não funcionam, o que parece ter ocorrido neste caso”, afirmou.

Mas e a colisão com os pássaros?

A colisão com pássaros é considerada a causa mais provável da falha no trem de pouso, já que os pássaros poderiam ter afetado tanto o motor quanto o sistema hidráulico, que é responsável por levantar e abaixar o trem de pouso. “Se um pássaro entra no motor, ele pode danificar tanto o motor quanto o sistema hidráulico conectado a ele”, disse Kim Kyu-wang, diretor do Centro de Educação de Voo da Universidade Hanseo.

No entanto, alguns especialistas questionam a hipótese de que a falha de um único motor tenha sido suficiente para causar um desastre dessa magnitude. A avaliação é de que, mesmo que um motor tenha falhado, o segundo motor poderia ter alimentado o trem de pouso, sugerindo que outros problemas sistêmicos possam ter ocorrido.

O professor Choi também afirmou que, em um pouso de barriga, o avião precisa criar mais arrasto com as asas para desacelerar, o que não foi observado nas imagens do acidente. “Minha suposição é que ambos os motores falharam, o que fez o avião cair, e os comandos do piloto não puderam ser executados”, disse ele.

Os especialistas destacaram a necessidade de uma investigação aprofundada para determinar se o acidente foi causado pela colisão com pássaros, por falhas estruturais ou por problemas relacionados à manutenção inadequada. “É muito incomum que todos os três trens de pouso falhem em se estender”, afirmou Kim In-gyu, diretor do Centro de Educação de Voo da Universidade de Aviação da Coreia. “Precisamos analisar a causa, mas é difícil concluir que a colisão com pássaros tenha sido a única responsável. Também é necessário verificar se a aeronave apresentava defeitos preexistentes.”

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