Startups criam soluções inovadoras para contribuir no sucesso de outras empresas

startups-criam-solucoes-inovadoras-para-contribuir-no-sucesso-de-outras-empresas

startups-criam-solucoes-inovadoras-para-contribuir-no-sucesso-de-outras-empresas


Com um modelo de negócio conhecido com B2B, empreendedores contam com o apoio do Programa de Aceleração do Living Lab. Proprietária da BG Studio, Bianca Garutti, expôs seus filtros no Solution Day, promovido pelo Sebrae/MS
(Foto: Messias Ferreira – Sebrae/MS)
A crescente busca por soluções inovadores e por negócios transformadores dentro das mais diversas áreas, tem incentivado o surgimento de inúmeras startups pelo Mato Grosso do Sul. Algumas delas, preocupadas em solucionar os problemas e dificuldades presentes em outras empresas, encontraram nesse ramo uma grande oportunidade de negócio e têm se destacado no mercado proporcionando sucesso para outros empreendedores. Acompanhados pelo Sebrae/MS, por meio do Living Lab, Arthur Maximiliano, sócio da RetenMax e Bianca Garutti, proprietária da BG Studio, são exemplos de empresários que abraçaram essa área e colhem bons resultados.
Formado em engenharia de produção, Arthur Maximiliano criou a RetenMax em 2022, com o intuito de auxiliar na retenção de clientes e colaboradores, além de dar suporte para a gestão empresarial e financeira. “Eu percebia muitos empreendedores perdendo consumidores e grandes talentos que trabalhavam dentro das suas empresas para outras no mercado, falhas principalmente em gestão organizacional e gestão de pessoas e, por causa da minha formação, eu sabia como isso poderia ser resolvido”, afirma. Startups como a de Arthur adotam o modelo de negócio B2B, sigla para o termo em inglês business to business, que em tradução livre significa “de empresa para empresa”. De maneira prática, a expressão se refere a negócios que se propõem a encontrar soluções para que empreendedores possam gerir melhor seus empreendimentos, melhorar o ambiente de trabalho e aumentar as vendas.
Anderson Miguel e Arthur Maximilliano, proprietários da RetenMax
(Foto: Arquivo Pessoal)
De acordo com o analista de startups do Living Lab, Laboratório Vivo de Inovação do Sebrae/MS, Caio Augusto, esse é um mercado em crescimento no Mato Grosso do Sul, com diversas startups ainda em fase embrionária, como são chamadas aquelas que ainda não possuem uma primeira versão das suas soluções, surgindo, mas ainda sim é uma área pouco explorada e que tem um grande potencial de expansão no estado. “Para melhorarmos este cenário, vejo que é necessário a ativação por meio de ações em universidades e engajar, cada vez mais, os empresários do estado para se tornarem referências e, assim, proporcionarmos comunidades mais engajadas na temática de startups e novos negócios”, afirma.
Natural de Três Lagoas, Bianca Garutti começou a se envolver com o empreendedorismo após terminar a faculdade de física, mas foi só em 2018 que conheceu os filtros no Instagram e começou a se interessar na sua produção. “Nessa época, a gente não tinha nenhum apelo comercial, era diversão. Eu tava muito feliz de aprender uma nova tecnologia e eu queria chamar mais atenção no Instagram, por isso eu fui atrás de produzir meus próprios filtros”, relata. Em 2019, o que era só um passatempo se tornou um produto e a criadora passou a trabalhar como desenvolvedora para grandes marcas.
Atualmente, Bianca é proprietária do BG Studio, uma startup que, assim como a RetenMax, trabalha com o modelo de negócio B2B, e empreende criando filtros para o Instagram e TikTok para empresas do mundo todo. Ao adotarem essa nova tecnologia, empreendedores podem se destacar mais dentro das redes sociais, aumentando a sua relevância nesses ambientes, além de criarem uma conexão com os consumidores e reforçarem a marca. “Eu vejo um potencial muito grande na rede social em si, porque a gente tem a possibilidade de compartilhamento, então um conteúdo pode chegar muito mais longe de forma orgânica e com um investimento menor por parte das empresas”, declara.
Living Lab
Voltado para pessoas e empresas que desejam validar um modelo de negócio por meio de ações inovadoras, o Living Lab oferece, a partir do Programa de Aceleração, atendimento especializado na área, por meio de mentorias e capacitações, se adequando as fases de implementação que cada startup se encontra e as necessidades de cada área de atuação. “Por meio do programa, conseguimos destinar um melhor atendimento para startups em cada fase do seu projeto, pode ser uma ideia ou um produto já em operação no mercado”, afirma Caio Augusto, analista de startups.
Para se inscrever na iniciativa, é necessário realizar o cadastro no Programa de Aceleração no site do Living Lab, em livinglabms.com.br. O laboratório fica na Rua Brasil, 205, no bairro Monte Castelo em Campo Grande (MS). O horário de atendimento é de 8h a 12h e de 14h 17h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.