Veja ação dos ‘caçadores’, que procuram locais de desmanche de carros em SP

Investigação descobriu que uma equipe de rastreamento em empresas especializadas é responsável por caçar esses bandidos e os locais de desmanche desses veículos. Veja ação dos ‘caçadores’, que procuram locais de desmanche de carros em SP
O Fantástico mostrou a ação de criminosos que assaltam e desmancham carros na cidade de São Paulo, principalmente na Zona Leste da capital. Os repórteres descobriram que uma equipe de rastreamento em empresas especializadas é responsável por caçar esses bandidos e os locais de desmanche desses veículos.
Esses “caçadores” tentam usar de informações para achar esses veículos roubados seja quando eles estão em trânsito, ou quando já foram levados ao local de desmanche. Ou podem, ainda, encontrar com os bandidos no meio do caminho, antes ou depois de já “depenarem” os carros. Para isso, recebem informações dos roubos pouco tempo depois que eles ocorrem e rastreiam a movimentação desses criminosos.
“A gente tem dois sistemas de rastreamento: radiofrequência e GPS”, explicou um dos homens que trabalha como caçador.
Flagrantes mostram como funciona a indústria de desmanche de carros e caminhões roubados em SP
Quando os caçadores ficam frente a frente com os criminosos, pode haver confronto. E eles estão desarmados – algo que pode não acontecer com os bandidos.
“É um risco, mas a gente tenta tomar o maior cuidado possível”, admite.
Um dos carros depenados encontrados em uma região de mata em Cidade Tiradentes, no extremo Leste da capital, tinha um crachá do lado. Ele foi levado na frente de casa de um homem que pediu para não ser identificado, em uma rua do bairro de São Miguel Paulista.
“A gente chegou, não tinha lugar onde poder guardar o carro e deixamos lá mesmo. E ao acordar para ir trabalhar, não estava mais lá. Você batalha tanto para comprar o seu primeiro veículo. É muito revoltante”, lamentou.
Outro homem, Kleber, que havia acabado de comprar um caminhão para realizar entregas, foi roubado logo depois de deixar um pacote em um local. E só descobriu o paradeiro do seu veículo com a ajuda dos caçadores, duas horas depois, já depenado.
“Chegando no cliente onde fui efetuar a minha entrega, ao retornar para o veículo eu fui surpreendido por um rapaz me chamando. Olhei, até achei que fosse pedir informação, foi onde ele anunciou o assalto, pedindo para eu entrar no veículo, que só queriam o caminho, e que a minha vida naquele momento estava na mão deles”, relembrou.
Dados inéditos sobre furtos e roubos de veículos
O g1 preparou um conteúdo especial com dados inéditos sobre furtos e roubos de veículos – um mapa interativo com todos os casos da região metropolitana de São Paulo. Veja abaixo:

LEIA TAMBÉM:
Mapa exclusivo: 7 a cada 10 roubos e furtos de veículos no estado de SP estão na Região Metropolitana; pesquise sua rua
Veja a íntegra da reportagem abaixo:
Reportagem mergulha na indústria do desmanche em SP e flagra criminosos em ação
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.