População que se declara indígena quase dobra em 12 anos, diz IBGE

O Brasil tem, hoje, quase 1,7 milhão de indígenas – 0,83% da população brasileira. Um crescimento de quase 90% em relação a última contagem, em 2010. O IBGE divulgou nesta segunda-feira (7) o resultado do Censo indígena.
Cortando rios, enfrentando estradas de lama. Foi uma tarefa desafiadora.
“Tem momentos que os nossos recenseadores tiveram que ir de moto, de cavalo, inclusive a pé, por conta da dificuldade de acesso a essas comunidades”, conta Joana Darc, analista censitária.
A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, tem a maior população de indígenas do estado. Fica lá o município de Uiramutá, o maior do país em proporção de indígenas: 96%. Os povos originários têm criação de gado, vivem da agricultura e também do artesanato. Tudo mapeado pelo IBGE.
“Eu vejo que leva as informações para o Brasil todo, principalmente a nossa cultura, da nossa comunidade”, diz Jaime Leandro Rafael, líder indígena Pedra Branca.
O Brasil tem, hoje, quase 1,7 milhão de indígenas – 0,83% da população brasileira, um crescimento de quase 90% em relação a última contagem
JN
O Brasil tem, hoje, quase 1,7 milhão de indígenas – 0,83% da população brasileira, um crescimento de quase 90% em relação à última contagem, em 2010. A explicação para esse aumento está em uma pergunta nova no questionário do IBGE que atingiu em cheio indígenas que vivem em áreas urbanas: “Você se considera indígena?”.
“Se IBGE pensou, refez uma nova possibilidade com essa pergunta – se ele se considera indígena – para tentar captar se a pessoa não respondesse cor e raça como indígena, se ela se consideraria. Então, a gente ampliaria a captação dessa população indígena no Brasil”, explica Michaella Cechinel, analista do IBGE.
O Amazonas é o estado com a mais indígenas, seguido pela Bahia.
Durante o Censo indígena, o IBGE utilizou uma estratégia diferente. Antes de visitar casa por casa, família por família, os recenseadores conversaram com as lideranças indígenas, com as comunidades, para entender melhor como elas vivem e, para isso, aplicaram pela primeira vez o chamado questionário de abordagem.
Novais Rodrigues, coordenador censitário, conhece bem o povo da comunidade. Ele próprio: um recenseado e um recenseador. Indígena macuxi da Raposa Serra do Sol.
“Foi muito importante ser indígena, né? Porque, assim, a gente recebe essa afeição pela comunidade, pelas lideranças, pelos moradores da comunidade. Então, tem essa recepção muito boa, a gente tem essa aproximação muito boa como irmão, como parente”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Censo do IBGE: Brasil tem 1,7 milhão de indígenas
Censo do IBGE: Amazonas e Bahia são estados com mais indígenas; veja ranking

Adicionar aos favoritos o Link permanente.