Após morcego testar positivo para a raiva em Montes Claros, cães e gatos de parte da área Central devem ser vacinados

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, os pontos de vacinação serão na Praça Robson Costa que fica na Avenida Deputado Esteves Rodrigues e no Orfanato Lar Nossa Senhora, no bairro Todos os Santos. Morcegos hematófagos podem transmitir a raiva.
Adapec/Divulgação
Após um morcego encontrado na área Central de Montes Claros testar positivo para a raiva, cães e gatos que residem em um raio de 500 metros do Sesc deverão ser vacinados contra a doença.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, os pontos de vacinação serão na Praça Robson Costa, que fica na Avenida Deputado Esteves Rodrigues e no Orfanato Lar Nossa Senhora, no bairro Todos os Santos. As doses serão aplicadas das 7h30 às 16h30.
Ainda de acordo com o município, a vacinação é uma das ações de bloqueio contra a doença. Mesmo os animais que estão sendo vacinados todos os anos precisam ser levados.
“Toda vez que a gente encontra um morcego positivo para o vírus da raiva precisamos fazer esse bloqueio em um raio de quinhentos metros, com a vacinação de todos os cães e gatos da área”, explicou o médico veterinário e responsável técnico do Centro Controle de Zoonoses, Joel Fontes Souza, em informações divulgadas pela Prefeitura.
Ao encontrar um animal suspeito, a orientação é ligar para Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no (38) 2211-4361.
“A população deve ficar em alerta pelo risco iminente da transmissão da raiva, uma vez que está circulando em animais silvestres. O Município se preocupa em fazer intervenções pontuais para que essa contaminação não chegue a animais domésticos e nem ao ser humano”, concluiu Joel Souza.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.