Com alta de quase 30%, comerciantes criam estratégias para economizar no óleo de cozinha


Em Itapetininga (SP), o litro pode ser encontrado de R$ 5,60 a R$ 8,89. Comerciantes tem buscado usar óleos de soja de origem vegetal ou animal para substituir o produto. Preço do óleo tem um aumento de quase 30% nos últimos meses
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O óleo de cozinha aumentou quase 30% nos últimos meses, somente em dezembro de 2024 o preço subiu quase 10%. Em Itapetininga (SP), o litro pode ser encontrado de R$ 5,60 a R$ 8,89.
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Quem trabalha com alimentação criou estratégias para economizar e não repassar o reajuste para o consumidor. Natalia Camila Ferreira, funcionária de um quiosque de salgados em Itapetininga, diz que por dia usa sete livros de óleo.
“Talvez seja mês que tenha um aumento, é difícil de manter pelo valor alto, demos uma boa diminuída, fritamos enquanto vai saindo, para usar menos né”
Segundo a funcionária, no quiosque são vendidos cerca de 400 bolinhos de frango todos os dias. E para não pesar no orçamento, ela começou a usar a gordura de origem animal.
Comerciantes usam óleos de origem vegetal e animal para substituir produto
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Valdeci Roberto Vieira, empresário de uma pastelaria em Itapetininga, conta que no último aumento no preço do óleo repensou o uso do produto, ele trocou o óleo pela gordura vegetal. Essa foi uma alternativa encontrada pelo empresário em um momento de alta nos preços.
“A gordura sai 20% mais barato, mas ainda tá o preço elevado, mas consigo trabalhar. Comparado com o óleo, fica melhor o preço e qualidade do pastel”
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos últimos 12 meses, o item ficou quase 30% mais caro. Wagner de Souza, economista, explicou os motivos por trás desse cenário.
“Primeiro deles é a valorização do mercado internacional no preço da soja. Segundo, teve um aumento na demanda do consumidor brasileiro no uso do óleo. Terceiro é que estão adicionando 2% de óleo de soja na fabricação do biodiesel, toda essa demanda acaba reduzindo a oferta do produto, consequentemente tem uma aumenta do preço final para o consumidor”
Os especialistas apontam uma possível queda no preço do produto nas prateleiras do supermercado, mas só no segundo trimestre.
“Os produtores de soja estão prevendo na safra do final de ano, um aumento recorde da produção de soja. Consequentemente, o preço da soja vai reduzir, e isso vai influenciar diretamente no preço final e vai haver redução para o consumidor final”.
Com alta de quase 30%, comerciantes criam estratégias para economizar no óleo de cozinha
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