Santos Dumont ganha selo dos Correios em homenagem pelos 150 anos de nascimento

Ao todo, serão três modelos diferentes que vão custar R$ 3,40, feitos com técnica de ilustração digital. Inventor do avião completaria 150 anos nesta quinta-feira (20). Selo dos Correios vai homenagear Santos Dumont, o “pai da aviação”
Correios/Reprodução
Em homenagem a Alberto Santos Dumont, que completaria 150 anos nesta quinta-feira (20), os Correios anunciaram o lançamento de selos comemorativos para homenagear o “pai da aviação”.
Segundo a estatal, são três selos com técnica de ilustração digital, que vão mostrar a vida do inventor mineiro. A produção é assinada pelo artista Cordeiro de Sá.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os selos vão mostrar a trajetória do inventor trazendo tanto a casa onde ele nasceu na Fazenda de Cabangu, em Santos Dumont, como também em Petrópolis (RJ). Há também alusões ao relógio de pulso e aos aplausos que o brasileiro recebeu em vida.
Cada um dos selos vai custar R$ 3,40. A tiragem, segundo os Correios, será de 15 mil blocos. Eles inicialmente estão disponíveis para venda na loja virtual da empresa e, em breve, também estarão nas agências.
Além da cidade Santos Dumont, os selos são lançados simultaneamente em Petrópolis, Ribeirão Preto (SP), Guarujá (SP) e Porto Velho (RO).
Pai da Aviação
Alberto Santos Dumont nasceu em Minas Gerais e faleceu na cidade do Guarujá (SP), em 1932.
Avião inventado por Santos Dumont teve seu primeiro voo em 1906
Reprodução/EPTV
Ele foi astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador. Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.
O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!
Ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.
No entanto, ver sua maior invenção sendo usada para bombardear a Alemanha durante a Primera Guerra Mundial trouxe tristeza profunda ao inventor. No dia 23 de julho, já com esclerose múltipla e depressão, ele cometeu suicídio em um hotel no Guarujá.
LEIA TAMBÉM:
CONHEÇA: Caçula, fazendeiro e apaixonado por balões: conheça curiosidades de Alberto Santos Dumont
RÉPLICA DO AVIÃO E ATÉ CARTAS: Museu Casa de Cabangu abriga acervo de Santos Dumont
ZONA DA MATA: Cidade mineira que leva o nome de Santos Dumont já teve outros cinco; conheça quais
Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.