El Niño: especialista explica os problemas de saúde associados às ondas de calor

Efeitos do fenômeno já são sentidos em algumas partes do planeta e o impacto na saúde humana pode ser dividido entre os que são diretos e indiretos; entenda. El Niño: especialista explica os problemas de saúde associados às ondas de calor
O Cidades e Soluções deste domingo (16) abordou os impactos do El Niño no planeta e na saúde humana. Os efeitos já são percebidos em várias partes e, nos últimos dias, foi registrada a temperatura média recorde na história das medições no planeta Terra.
A coordenadora do Laboratório de Patologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, Mariana Veras, fala sobre as doenças que podem ocorrer por conta das ondas de calor excessivo.
“Podemos separar em dois grandes grupos, que são dos efeitos diretos indiretos. No primeiro grupo, podemos incluir as temperaturas extremas, principalmente o calor, que provocam uma sobrecarga nos sistemas cardiovascular e renal, pode provocar desidratação e isso levar a outros problemas de saúde e, no pior dos cenários, à morte”, diz.
Sobre os efeitos indiretos, a especialista explica que podem aumentar a presença de vetores de outras doenças como dengue e chikungunya. “Tudo isso está relacionado a mudanças no clima e no meio ambiente”.
“A escassez de chuva pode estar associada a problemas de abastecimento e saneamento, o que pode impactar na saúde aumentando os riscos para epidemias de diarreia e putros problemas de saúde”, completa a especialista.
LEIA TAMBÉM:
Secretário-geral da ONU diz que as mudanças climáticas estão fora de controle
El Niño pode potencializar ciclones no Brasil, diz especialista
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Edição de 16/07/2023

Adicionar aos favoritos o Link permanente.