Turismo rural em Chapecó: 8 pontos de visitação em roteiro de um dia

Chapecó é o principal município da região Oeste de Santa Catarina e tem uma população que passa das 200 mil pessoas. Em sua área urbana há diferentes atrações que já costumam ser visitadas. Em 2022, entretanto, uma rota turística chamada Desbrave Chapecó foi criada com o objetivo de desenvolver o turismo rural na cidade.

O roteiro se concentra na região Norte de Chapecó, no interior do município, em meio a belas paisagens. Há placas indicativas instaladas nas rodovias para chegar até eles.

A rota foi elaborada pelo Sebrae, em parceria com a Epagri e a Prefeitura Municipal e conta com um total de oito pontos de visitação. Café colonial, almoço típico italiano, wine bar a céu aberto e SPA são alguns deles.

Conheça cada uma das atrações e programe-se para desbravar Chapecó por meio do turismo rural.

Café colonial na rota do turismo rural em Chapecó

Café Colonial Sabor do Campo faz parte da rota do turismo rural em Chapecó – Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó/Divulgação

O Café Colonial Sabor do Campo é uma propriedade familiar que fica na Linha Cabeceira da Divisa, a aproximadamente dez quilômetros do Centro de Chapecó. A propriedade faz parte da rota do turismo rural da cidade e abre as portas aos visitantes todas as sextas-feiras, sábados e domingos.

Às sextas, há sempre um jantar italiano com comidas típicas do Oeste catarinense. Já aos sábados à tarde e domingos pela manhã é servido um abastado café colonial com mais de 40 variedades de sabores entre doces e salgados. Todas as receitas são caseiras e de família.

Você pode se servir no buffet e comer no salão principal, no quiosque rodeado por árvores e plantas ou então bem debaixo do pomar, sentado na grama.

Acampamento na rota do turismo rural em Chapecó

Uma propriedade de 50 mil m² em meio à natureza e com várias opções de lazer na área rural de Chapecó. Este é o Camping Sítio Pousada, localizado na Linha Boa Vista, a 14,5 quilômetros do Centro da cidade.

Sua área de lazer dispõe de churrasqueiras, bar, campo de futebol, mesas de sinuca, piscina, açude e uma grande área verde gramada e arborizada.

Além do espaço para camping, a propriedade dispõe de quatro cabanas para hospedagem e conta com banheiros com acessibilidade. O espaço em Chapecó também serve almoço, jantar, lanches e porções. Mais um ponto da rota do turismo rural para colocar na lista.

Wine bar a céu aberto: experiências no turismo rural em Chapecó

Wine Bar Giardino Viel – Foto: Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó/Divulgação

Que tal curtir o turismo rural em Chapecó em uma experiência enogastronômica debaixo de parreirais de uva? Esta é a proposta do Giardino Viel, um wine bar (bar de vinho) a céu aberto, conectado com a natureza e focado nos apreciadores de bons vinhos e gastronomia. Ele fica dentro da propriedade da vinícola Família Viel, a 15 quilômetros do Centro.

A experiência por lá funciona assim: você faz a reserva antecipadamente e no dia combinado, irá ocupar um dos sofás de pallet instalados debaixo dos parreirais da propriedade para desfrutar vinhos, espumantes e sucos harmonizados com petiscos da culinária italiana. No cardápio, estão mini tábua de frios, focaccia, bruschettas, burrata, entre outras opções.

A Família Viel produz vinhos finos e de mesa, tinto, branco, rosé, espumantes, destilados e sucos, a partir de 12 variedades de uva. No período da colheita, a propriedade oferece o sistema colha e pague e os visitantes podem desfrutar de mais essa experiência do turismo rural em Chapecó.

Almoço típico italiano na rota do turismo rural de Chapecó

O Recanto dos Pinhais é um lugar para almoçar aos domingos e curtir o turismo rural de Chapecó. A cantina italiana funciona mediante reserva e serve pratos típicos como polenta, massas, tortei, salame queijo chapeados, além de frango, carne de porco, entre outras opções. O cardápio varia conforme a semana.

A refeição é feita em um ambiente rústico e aconchegante. Na varanda, onde também há mesas, a vista dá para os açudes e extensos gramados da propriedade. O Recanto dos Pinhais está na linha Colônia Cella, a 15 quilômetros do Centro de Chapecó.

SPA para relaxar e cuidar de si na rota do turismo rural de Chapecó

SPA dos Pinhais oferece momento de cuidado com os pés na rota do turismo rural em Chapecó – Foto: Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó/Divulgação

Muito próximo ao ponto turístico anterior, fica o SPA dos Pinhais, um espaço voltado para a saúde e o bem-estar. O ambiente rural, cercado pela natureza, é um diferencial e ajuda o visitante a desacelerar.

Com hora marcada, é possível fazer uma série de procedimentos de cuidados pessoais. Limpeza de pele, SPA dos pés (pode ser feito inclusive no gramado próximo às árvores), diferentes tipos de massagem com elementos da natureza e até banho de ervas medicinais.

Você pode fazer apenas um procedimento ou escolher um pacote e passar a tarde inteira por lá. O SPA é benéfico até para quem é acompanhante, porque enquanto espera pode desfrutar da paisagem e da calmaria desse ponto do turismo rural de Chapecó.

Cervejas artesanais, bar e visitação à fábrica cervejeira faz parte da rota do turismo rural em Chapecó

Em meio à paisagem rural de campos e morros verdes em torno da Estrada Colônia Bacia, o prédio grande e moderno da Bellbrück Cervejaria chama a atenção.

O espaço inaugurado no início de 2023 faz parte da rota do turismo rural de Chapecó. Com o slogan “Quando os sinos tocam, Bellbrück”, o empreendimento anuncia a hora tão esperada do happy hour.

Além da fábrica, a cervejaria tem um tap house, ou seja, um bar com várias torneiras de cerveja artesanal. A casa produz sete estilos diferentes. Além das bebidas, o empreendimento dispõe de um cardápio com opções de pratos a la carte, petiscos, porções, hambúrgueres e tábua de frios. Aos domingos a casa tem oferecido almoço, a partir das 11h.

A paisagem, assim como nos outros pontos turísticos de Chapecó, é um destaque à parte. O pôr do sol é lindo de se ver e rende boas fotos no balanço instagramável. Além de curtir esse ambiente, o visitante também pode conhecer a fábrica e seus processos, mediante agendamento. A visita explora todo o processo de produção artesanal da cerveja, acompanhamento de sommelier e degustação.

Queijos coloniais na rota do turismo rural em Chapecó

Queijos coloniais Malagutti podem ser adquiridos direto com a família produtora, na rota do turismo rural – Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó/Divulgação

A família Malagutti se dedica à produção de queijos coloniais em pequena escala em Chapecó. Parmesão, mozzarella, provolone, além de derivados do leite, como manteiga, nata, ricota e doce de leite também estão no portfólio de produtos.

É possível adquiri-los diretamente na propriedade, na rota do turismo rural de Chapecó, como também na Feira de Produtos Coloniais da cidade e em mercados. A propriedade está na Linha Sede Figueira, a 29 quilômetros do Centro.

Quitutes artesanais na rota do turismo rural em Chapecó

Bolachas artesanais, pães, geleias e bolos caseiros são típicos do turismo rural. Em Chapecó, a representante desses quitutes gastronômicos na rota turística é a Da Casa Amarela.

A propriedade fica na Linha Simoneto, a aproximadamente 15 quilômetros do Centro da cidade. Além de poder comprar os produtos direto da fábrica, pode também encontrá-los na feirinha da Unochapecó, às quartas-feiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.