Volkswagen prepara SUV Anti-Kardian e Pulse

volkswagen-prepara-suv-anti-kardian-e-pulse

Volkswagen terá 16 novos produtos nos próximos anosDviulgação/Fernando Calmon

Não é de hoje que os rumores da indústria automotiva apontam para um SUV compacto da Volkswagen. Desde meados de 2020, surgem notícias de um novo produto na gama da fabricante, que segundo os colegas da Auto Esporte, chegará ao mercado em 2025.

Entre os SUVs fabricados no Brasil, Fiat Pulse e Renault Kardian partem de R$ 103 mil e R$ 112 mil, respectivamente, e inauguram uma faixa de preços onde a fabricante alemã não possui nenhum SUV compacto para contra-atacar. O Nivus mais acessível parte de R$ 132 mil.

É justamente essa faixa logo acima dos 100 mil reais que o novo produto se encaixaria. Segundo a apuração do portal, o modelo chamado internamente de “A0 SUV”/“VW246”, chegaria ao mercado compartilhando muitas peças da plataforma MQB A0, a mesma de Polo e Virtus, justamente para ser mais acessível.

Para baratear o projeto, peças de estamparia como as portas, seriam compartilhadas entre Polo e o novo modelo. Para facilitar a produção e reduzir custos, a planta de Taubaté, que já produziu o Gol e agora é responsável pelo Polo Track – também baseado na MQB A0 – será a encarregada de produzir o novo modelo.

Segundo a reportagem, mesmo com tantos itens compartilhados, o investimento para o novo lançamento será de cerca de 1 bilhão de reais, e incluiria uma dianteira completamente inédita.

Um SUV baseado na plataforma MQB A0 está cada vez mais perto de se tornar realidade. Nas últimas semanas, a Skoda, braço da Volkswagen para países em desenvolvimento, anunciou a chegada de um novo SUV para a Índia, com especificações muito próximas do projeto 246 brasileiro.

Novo SUV da Skoda para a Índia já foi confirmado, e chega no início do ano que vemDivulgação

O modelo indiano terá menos de 4 metros de comprimento, entretanto, deverá sofrer leves alterações no projeto para ser maior no Brasil. Esse movimento é até comum em modelos que chegam para o nosso mercado. O próprio Volkswagen Up nacional era maior em comprimento e entre-eixos que o europeu.

Ainda de acordo com a reportagem, o motor do novo SUV será o já conhecido 1.0 TSI na sua versão “170”, que entrega 116/109 cv de potência no etanol/gasolina e transmissão manual de cinco marchas, além da opção 200 TSI de 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque com transmissão automática de seis marchas.

Um produto mais acessível pode fazer a Volkswagen apostar mais facilmente na eletrificação de Nivus e T-Cross, uma vez que a adoção de um sistema híbrido, por mais simples que seja, elevaria os custos dos modelos para o consumidor final.

Entre os itens de série esperados, a novidade deverá contar com painel de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia de 10”, volante multifuncional, quatro airbags, e carregador de celular por indução, itens similares ao oferecido pelo Polo Comfortline, que custa cerca de R$ 111 mil atualmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.