Censo do IBGE: Campinas tem 20ª maior taxa do Brasil de não resposta da população à pesquisa

Índice de ausentes na metrópole foi 9,8%, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. Paulínia tem o 20º maior índice de recusas ao levantamento do país. Vista da cidade de Campinas
Marcello Carvalho/EPTV
Campinas (SP) aparece na lista das cidades do Brasil que mais tiveram moradores que não responderam ao Censo Demográfico 2022. Os primeiros resultados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, a metrópole tem a 20ª maior taxa de não resposta do país, com 9,8% da população ausente.
Campinas supera 15 capitais e segue como 14ª maior cidade do país
Louveira tem ‘boom’ populacional e Espírito Santo do Pinhal é única a perder moradores
Veja população atualizada dos municípios da região
A região ainda tem mais uma cidade com números expressivos de baixa adesão ao censo. Paulínia (SP) também aparece na 20ª posição entre os municípios brasileiros que mais registraram recusa da população a responder aos questionários. Veja abaixo detalhes.
Campinas reúne, de acordo com os dados atualizados do censo, 1.138.309 habitantes, número 5,4% maior do que a última pesquisa, em 2010, quando a população da cidade, a 14ª maior do Brasil, era de 1.080.113 pessoas.
Para aferir a taxa de não resposta, o IBGE considera municípios com população superior a 100 mil. Todas as localidades que estão na lista são do estado de São Paulo.
Maiores taxas de não resposta ao Censo 2022 no Brasil
Já Paulínia (SP), com uma população de 110.537 habitantes segundo o novo censo, tem uma taxa de 3% de recusa ao levantamento. Confira a lista:
Cidades com mais taxa de recusa ao Censo 2022
Censo do IBGE
O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.