Team Malizia vence última etapa e placar geral da The Ocean Race depende de júri internacional

team-malizia-vence-ultima-etapa-e-placar-geral-da-the-ocean-race-depende-de-juri-internacional

A equipe Malizia foi a primeira a cruzar a linha de chegada da sétima e última etapa da The Ocean Race, em Gênova, na Itália. Os velejadores saíram da Holanda no dia 15 de junho e chegaram no destino final da volta ao mundo na madrugada desta terça-feira (27).

The Ocean Race 2022-23 – 27 June 2023. Team Malizia arriving in the first position of Leg 7 to Genova, Italy. Arrival: 27/06/2023 11:17:51 UTC, Race time : 11d 19h 02min 51s. – Foto: The Ocean Race/Reprodução/ND

Na sequência, chegaram os franceses do Biotherm, seguidos pela equipe suíça Holcim – PRB. As equipes GUYOT Team Europe e 11th Hour Racing não participaram desta etapa após um acidente no início do trajeto.

“É incrível terminar essa última etapa rumo a Gênova em primeiro lugar. Ainda não consigo acreditar. Demos uma volta ao redor do mundo, nos esforçamos dia após dia e terminar assim é tão especial. Foi uma aventura louca e nos divertimos muito. Nós sentiremos falta um do outro e falta de estarmos juntos no mar”, comenta a tripulante da equipe Malizia, Rosalin Kuiper.

O Team Malizia conquistou o primeiro lugar “de virada”, e com isso terminou a corrida em terceiro lugar, com 32 pontos.

O Holcim – PRB assumiu a liderança geral, com 34 pontos, seguido dos norte-americanos da 11th Hour Racing, com 33 pontos. Um pouco atrás está a equipe francesa Biotherm, com 22 pontos e, por último, o GUYOT Team Europe, com apenas 2 pontos.

Nesta última etapa, as equipes ficaram 12 dias no mar e percorreram 2.200 milhas náuticas, cerca de 4.075 quilômetros.

The Ocean Race 2022-23 – 27 June 2023. Team Malizia, Leg 7 winners, arrive in Genova. – Foto: The Ocean Race/Reprodução/ND

“Estou muito feliz e muito orgulhoso desta equipe. Foi um privilégio trabalhar com todos eles. Temos o maior número de velejadores que completaram a regata e Rosie é a única mulher a fazer toda a volta ao planeta”, comentou o capitão da equipe alemã Malizia, Boris Herrmann.

Vencedor da The Ocean Race depende de decisão de júri

As equipes GUYOT Team Europe e 11th Hour Racing se envolveram em um acidente na largada da sétima perna, e por isso precisaram abandonar a etapa.

A equipe norte-americana recorreu ao Júri Internacional de Vela Mundial com um pedido de reparação. O objetivo é recuperar os pontos perdidos devido ao acidente. A solicitação será julgada nesta quinta-feira (29).

Como a diferença entre os três primeiros colocados é de apenas um ponto para cada, qualquer decisão pode influenciar e alterar o resultado da tabela.

Todos os times possuem direito de participar da audiência, dar suas opiniões e fazer questionamentos sobre o caso.

A decisão do Júri Internacional será comunicada pela The Ocean Race assim que o pedido de reparo da equipe norte-americana for julgado. É possível acompanhar atualizações através do site oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.