TSE julga hoje se Bolsonaro deverá ficar inelegível

Na noite de hoje, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral vão retomar o julgamento do Bolsonaro para decidir se ele deve ficar inelegível ou não pelos próximos oito anos.

Se você está por fora… O ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, por críticas às urnas e a ministros do STF e do próprio TSE, em uma reunião com diplomatas no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

A ação foi protocolada pelo PDT em agosto e também inclui o então candidato a vice, Braga Neto. Na última quinta, foi realizada apenas a etapa inicial do julgamento.

A relevância: As eleições podem parecer distantes, mas se Bolsonaro torna-se inelegível, a direita deixa de contar com a candidatura do único rosto que conseguiu interromper os mandatos do PT desde 2002.

Ainda assim, o próprio Bolsonaro já afirmou que ficar inelegível não vai ser um grande problema, afirmando que continuaria “100% ativo na política”. Naturalmente, ele serviria como um ímã de votos para os candidatos que apoiasse.

Nas vezes que abordou o tema, ele expressou um tom de desânimo, sabendo da dificuldade de ter uma saída positiva no TSE — considerado o histórico ruim da sua relação com o Tribunal.

Mesmo com poucas esperanças, Bolsonaro pediu para que o TSE use o mesmo critério de um julgamento da chapa Dilma-Temer, em 2015, quando o Tribunal manteve a elegibilidade.

Explicando… O pedido é para que o Tribunal não aceite novos fatos incluídos posteriormente. O PDT inseriu no processo a “minuta do golpe”, o suposto documento de golpe, encontrado na casa do Anderson Torres em janeiro.

A defesa de Bolsonaro diz que o Tribunal tem que julgar somente os fatos do evento e já afirmou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso o TSE torne Bolsonaro inelegível mesmo. O dia promete em Brasília…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.