Os milionários da China estão mudando de país

Assim como os protagonistas apaixonados de “Asiáticos Podres de Ricos”, os chineses cheios da grana estão deixando o país.

Em 2022, 10.800 pessoas com um patrimônio de pelo menos US$ 1 milhão saíram da China e fixaram residência em outro lugar.

Seguindo as estimativas, a segunda maior economia do mundo verá novamente o maior êxodo de milionários neste ano, com quase 14 mil chineses “podres de ricos” indo beber Dom Pérignon em outro país.

Por que isso está acontecendo? Além das restrições da pandemia — que foi marcada por seguidos lockdowns na China —, o avanço do regime autoritário está espantando quem tem condições de ir pra outro lugar.

Assim, com mais milionários saindo do país, a movimentação de dinheiro diminui, gerando uma desaceleração do crescimento geral da riqueza no território comandando por Xi Jinping.

Olhando para o globo

Ainda no ranking de fuga de milionários do ano passado, a Rússia apareceu em segundo lugar, seguida pela Índia e o Reino Unido. O Brasil, por sua vez, ocupou a 5º colocação.

Na outra ponta, o país que mais recebeu ricos foram os Emirados Árabes. Em 2023, porém, estima-se que a Austrália que vai ser o destino preferido dos milionários — será que vão trocar o ski pelo surf? risos.

Bottom-line: Nos últimos 10 anos, houve um crescimento constante na migração de milionários, com números globais para 2023 e 2024 estimados em 122 mil e 128 mil, respectivamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.