PCPR inaugura espaço Acolher na Delegacia Cidadã em Matinhos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou o espaço Acolher, nesta quinta-feira (15), na Delegacia Cidadã da PCPR em Matinhos, no Litoral do Estado. O intuito é oferecer um ambiente acolhedor às crianças e adolescentes vítimas de crimes ou que sejam acompanhantes das vítimas.

O local foi projetado no primeiro andar da delegacia com vista para o jardim. O ambiente foi adaptado e pintado com características do litoral paranaense para melhor acolher os infantes. Além disso, duas salas foram adequadas para cartório de violência doméstica, escuta especializada e depoimentos especiais.

De acordo com o delegado da PCPR Thiago Fachel, o espaço foi idealizado por meio de reflexões referentes aos atendimentos especializados em fatos que escondem realidades obscuras e impactantes.

“Não podemos deixar de lado a firmeza e preparação física e mental tão necessária no combate ao crime. Porém, revelamos cada vez mais o lado cidadão, humano e acolhedor da Polícia Civil”, afirma Fachel.

As crianças e os adolescentes, independente do difícil momento que enfrentam, poderão encontrar um local acolhedor e minimamente apto a reduzir os danos de um período que pode ser traumatizante.

A inauguração contou com o apoio do Rotary Club Matinhos. A presidente do Rotary, Sônia Evangelista, agradeceu pela oportunidade de apoiar o projeto.

“A palavra que define esse momento é gratidão. É um espaço extremamente acolhedor, tanto para as crianças quanto para as mães, vítimas dos crimes, onde se sentem tranquilas sabendo que os filhos estão acolhidos”, finaliza.

A artista plástica e responsável pela pintura do espaço, Juliane Zielak, explica que a arte demonstra uma aventura infantil, em que existe animais enormes e monstros, mas no fim um refúgio com belas paisagens.

“Fiquei muito emocionada por fazer algo pela comunidade e pelas crianças que precisam de apoio em momentos difíceis. Essa arte é sobre isso, não importa o que elas passem, sempre terão um abrigo e amparo”, complementa.

Fonte: PCPR

Adicionar aos favoritos o Link permanente.