Duailibi: governo faz articulação para colocar aliado na CPI dos Atos Golpistas no lugar de Marcos do Val

duailibi:-governo-faz-articulacao-para-colocar-aliado-na-cpi-dos-atos-golpistas-no-lugar-de-marcos-do-val

Segundo Julia Duailibi, o requerimento que pede a saída de Marcos do Val da CPI será apresentado já na segunda-feira (19) e deve ser encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na terça (20). Julia Duailibi analisa a situação de Marcos do Val na CPMI dos Atos Golpistas
A Polícia Federal realizou na tarde desta quinta-feira (15) buscas em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). Segundo Julia Duailibi, o senador já é alvo de requerimento que pede sua saída da CPI dos Atos Golpistas e o governo faz articulação para conseguir colocar alguém alinhado nessa possível vaga.
Segundo Duailibi, a vaga do deputado André Fernandes (PL-CE) na comissão, que está numa situação semelhante à de do Val, também está em disputa.
“Fernandes é investigado por incitar os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro – ele foi alvo de um pedido de substituição e esse pedido já está com Pacheco também. (…) Há uma articulação de governo para tentar substituir esses dois nomes por outros que não sejam investigados e, aí, talvez, colocar alguém mais alinhado ao governo nessa troca”, explica a comentarista.
A jornalista diz que o requerimento contra do Val será apresentado já na segunda-feira (19) e deve ser encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na terça (20).
“Na CPMI, ele [Marcos do Val] é um dos senadores que mais atua por parte da oposição, e acabou se tornando alvo agora de um requerimento que vai ser apresentado na segunda-feira para tentar tirar ele da CPMI, com o argumento de que ele é investigado e não pode ser investigador”, relata.
A operação contra do Val foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou que do Val deve prestar depoimento. Foram apreendidos material como computadores, pen drives e telefone celular.
Marcos do Val é investigado por obstruir investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.