Parado por quatro anos, plantão para denúncias e orientações trabalhistas volta a operar em Sorocaba

parado-por-quatro-anos,-plantao-para-denuncias-e-orientacoes-trabalhistas-volta-a-operar-em-sorocaba


Canal de denúncias ficou parado por quatro anos e foi retomado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. MTE reabre plantão de atendimento para denúncias em Sorocaba
Um plantão de denúncias e orientações trabalhistas voltou a funcionar nesta quarta-feira (14), em Sorocaba (SP). O canal do Ministério do Trabalho e Emprego havia ficado parado por quatro anos.
Um encontro reuniu representantes do Ministério do Trabalho e sindicatos da região, que atendem aproximadamente 200 mil trabalhadores do comércio, indústria e prestação de serviços.
Depois de uma fase experimental, os trabalhadores passam a receber orientação de forma definitiva. Serão feitos 20 atendimentos por plantão, sendo 15 por agendamento e outros cinco de acordo com a necessidade, segundo o chefe regional da Fiscalização do Trabalho do MTE, Ubiratan Vieira.
“Na terça-feira, de preferência, a pessoa virá com questões envolvendo segurança e medicina do trabalho, falta de equipamentos para trabalhar, para evitar acidentes. E, na quarta-feira, já é uma orientação geral trabalhista com relação aos direitos que a pessoa tem ou deixa de ter.”
Ministério do Trabalho e Emprego de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Desde o começo do ano, o Ministério do Trabalho de Sorocaba recebeu mais de 800 denúncias por más condições no ambiente de trabalho. Neste período, nove trabalhadores morreram no exercício da profissão, duas mortes a mais do que no ano passado todo.
Este aumento no número de acidentes com mortes preocupa as autoridades e a expansão no atendimento é para facilitar denúncias de irregularidades trabalhistas, conforme explica o chefe estadual da Fiscalização do Trabalho, Antônio Fojo da Costa.
“A gente está abrindo no estado inteiro, em todas as nossas gerências e superintendências, esse trabalho será de reaproximação com o trabalhador, aquele, principalmente, que não tem acesso às mídias sociais ou tem muita dificuldade em fazer as denúncias por esse meio.
Outra preocupação é o aumento de denúncias de trabalho infantil ou de trabalho semelhante à escravidão. A expectativa do superintendente do Ministério do Trabalho em São Paulo, Marcus Mello, é que a volta do plantão intensifique a fiscalização por meio de denúncias.
Atendimento
“O contato com o trabalhador, pessoal e frente a frente, é muito importante. Não só nas ações de combate ao trabalho infantil, como trabalho escravo, como trabalho degradante, contra nas situações de insegurança na saúde do trabalhador.”
O atendimento ao público é feito todas as quartas-feiras. Já em semanas alternadas, será feito também às terças-feiras. Sempre das 8h às 12h. O agendamento pode ser feito diretamente na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, na Rua Ribeirão Preto, 182, no Jardim Leocádia, e pelo telefone 15 3218-2547 ou ainda pelo site saaweb.mte.gov.br.
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.