Campinas registra aumento de 30% em multas a donos de terrenos com mato alto e lixo acumulados


Em alguns casos, moradores reclamam que sujeira pode provocar aumento de criadouros do mosquito transmissor da dengue e atrair animais peçonhentos. Multas por abandono de terreno sobem 30% em Campinas
Campinas (SP) registrou aumento de 30,4% nas multas para proprietários de terrenos com mato alto e lixo acumulado. Segundo a prefeitura, foram 1.618 multas em 2023, contra 1.240 autuações no ano anterior.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Com o período de chuvas e o avanço dos casos de dengue, moradores demonstram preocupação com a sujeira e mato alto que podem esconder criadouros do mosquito transmissor, além de atrair animais peçonhentos.
“Até cobra a gente já achou aqui na frente, entra cada aranha cabeluda que a gente morre de medo. A moça desta casa foi mordida por uma aranha, eu já tive dengue, então a gente não sabe o que fazer”, fala Lúcia Martins Pereira.
Campinas registra aumento de 30,4% em multas para limpeza de terreno em 2023 em relação a 2022
Reprodução EPTV
De quem é a responsabilidade?
Segundo a prefeitura, a responsabilidade pela limpeza e manutenção de terrenos particulares é do proprietário.
A Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt), da Secretaria de Serviços Públicos, faz vistoria dos terrenos e envia a notificação ao proprietário, pelos Correios, para que ele providencie a limpeza e/ou roçagem com prazo de 10 dias para fazer o serviço.
Após a emissão da notificação, a Cofivt faz uma nova vistoria e se a situação não tiver sido regularizada, o proprietário é multado e obrigado a fazer a limpeza.
2023
Notificações: 2.486
Multas: 1.618
2022
Notificações: 2.835
Multas: 1.240
De acordo com a administração, em janeiro de 2024 donos de 159 terrenos em Campinas já foram notificados e um número maior, 165, recebeu multas por deixarem seus terrenos abandonados.
Para as áreas públicas, a prefeitura informou em nota que Secretaria de Serviços Públicos executa a limpeza e a roçagem.
Os moradores que identificarem terrenos particulares que necessitem de limpeza podem avisar a Prefeitura pelo 156, para que a Cofivt faça a vistoria.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.