Defesa Civil alerta para ciclone em SC: meteorologista fala sobre o que esperar

O tempo nesta sexta-feira (16), é encoberto e com nuvens carregadas além da possibilidade de chuvas pontualmente intensas em Santa Catarina, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil. Contudo, um ciclone que se move em alto mar pode bagunçar o tempo no Estado nos próximos dias?

Na imagem aparece temporais por conta da atuação de um ciclone

O ciclone, com características subtropicais, se desloca do Sudeste do Brasil em direção a região Sul .- Foto: Montagem/Freepik/Nasa/Divulgação/ND

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone chegará próximo da Costa catarinense, mas não vai influenciar na condição do tempo em Santa Catarina. O especialista ressalta ainda, que o ciclone possui características de um fenômeno subtropical.

De acordo com Scheuer, o ciclone não vem acompanhado de frente fria e se aproxima de maneira “discreta”. Esse sistema se forma por conta da água do oceano aquecida somada ao ar quente em níveis médios da atmosfera e ar mais gelado no topo.

Confirma mais detalhes do ciclone:

Ainda, conforme a Defesa Civil esta sexta-feira as áreas que contarão com maior instabilidade vão desde do Oeste catarinense aos Planaltos. Nestas áreas, segundo o órgão, há um risco baixo a moderado para alagamentos por conta das chuvas.

Já nas áreas Litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuviscos nos extremos do dia, mas não se descarta o registro de chuvas mais fortes.

Na imagem, mapa do tempo mostra chuva pelo Estado

Já nas áreas Litorâneas, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com chuviscos nos extremos do dia de sexta-feira. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

As temperaturas no período da tarde desta sexta chegam aos 27°C nas áreas costeiras e no Extremo-Oeste. Nas demais regiões, por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas variam entre 16°C e 23°C.

Sábado contará com temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina

O sábado (17), deve iniciar com tempo nublado em Santa Catarina. Contudo, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões do Estado.

Imagem de relâmpagos durante uma tempestade

Temporais vão marcar o fim de semana em Santa Catarina – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Além disso, a Defesa Civil ressalta que há possibilidade de chuvas com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.

As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo-Oeste, Oeste e no Norte do Estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C.

Ciclone se move em alto mar ao longo do domingo

Conforme a Defesa Civil do Estado, no domingo (18), um ciclone com características a princípios subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, em direção ao Sul.

O meteorologista Piter Scheuer ressalta que além da trazer pouca influência na condição do tempo, o fenômeno também não deve trazer rajadas de vento significativas para Santa Catarina.

O especialista ainda informa que o monitoramento do fenômeno ainda segue sendo feito, contudo, a projeção é de pouca influência e impacto para o Estado.

Já a Defesa Civil informa que a atuação deste fenômeno traz maior aporte de umidade do Oceano para o Continente e com isso o tempo ficará nublado ao longo do dia na porção Leste de Santa Catarina.

Foto do tempo nublado no Morro da Cruz, em Florianópolis

Atuação deste fenômeno traz maior aporte de umidade do Oceano para o Continente e com isso o tempo ficará nublado ao longo do dia na porção Leste de Santa Catarina – Foto: Luiz Fernando Dresch/ND

Já entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas.

As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e Norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.