Homem leva tiro de policial no dia do aniversário; PM alega que foi sem intenção e inquérito apura

homem-leva-tiro-de-policial-no-dia-do-aniversario;-pm-alega-que-foi-sem-intencao-e-inquerito-apura

homem-leva-tiro-de-policial-no-dia-do-aniversario;-pm-alega-que-foi-sem-intencao-e-inquerito-apura


PM diz que vítima e outro homem estavam em ‘atitude suspeita’ na sexta (9), em Aguaí (SP), e policial ‘involuntariamente’ fez disparo. Família diz que não conseguiu fazer B.O. Homem foi baleado por PM no dia do aniversário em Aguaí
Reprodução
Um homem foi baleado por um policial militar na rua de sua casa, em Aguaí (SP) , no dia do seu aniversário de 39 anos. Segundo a Polícia Militar, o disparo foi feito “involuntariamente” e um inquérito foi instaurado para apuração do caso (leia mais abaixo).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
João Diogo Pinceli levou o tiro na sexta (9), no bairro Jardim Aeroporto. (veja abaixo vídeo da vítima após ser atingida). Segundo a irmã dele, Jocasta Picelli da Silva Pereira, a bala atravessou o tórax, perfurou o pulmão e ficou alojada próxima ao ombro.
Homem é baleado por PM em abordagem em Aguaí
Ele foi internado na Santa Casa de São João da Boa Vista e teve alta nesta quarta-feira (14), mas a bala ainda não foi retirada. A família diz que não conseguiu registrar boletim de ocorrência nesta quarta.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Mais notícias:
Incêndio: VÍDEO: grande incêndio atinge a loja FonteLuz e mobiliza bombeiros
Atropelamento: Motorista de carro atropela coletor de recicláveis e foge sem prestar socorro
Homicídio: Homem é assassinado a tiros em bar de Araraquara
Tiro em abordagem
Homem é beleado por policial em Aguaí
Arquivo pessoal
A irmã contou que a família estava comemorando o aniversário, quando o irmão foi até a casa de uma prima que tinha chegado do trabalho e o havia chamado para lhe dar os parabéns.
“Ele veio embora da casa da minha prima. A polícia fez abordagem e a arma disparou”, afirmou.
A família soube o que aconteceu apenas por meio de informações obtidas com funcionários do hospital.
“Ele caiu de cara no chão machucou o rosto. Quase não ia andar mais, quase pega na coluna, mas, graças a Deus, a bala desviou e está alojada em outro lugar. Nasceu de novo. Tem dois aniversários no mesmo dia, um que ele nasceu e outro que ele levou o tiro”, disse a irmã.
LEIA MAIS:
PM atira em folião e Prefeitura de Santa Lúcia cancela festa do último dia de carnaval
Homem tenta esfaquear PM e morre baleado em São Carlos
Polícia diz que vai investigar
Local onde homem foi baleado por policial militar em Aguaí
Reprodução
A Polícia Militar se manifestou em nota apenas nesta quarta-feira (14). Disse que a abordagem aconteceu porque João e o homem que o acompanhava estavam em ‘atitude suspeita’, mas não detalhou o comportamento.
“A equipe policial realizava patrulhamento preventivo, momento em que, ao dar ordem de parada a dois indivíduos que caminhavam pela via em atitudes suspeitas, e na tentativa de abordá-los, o Policial Militar involuntariamente efetuou um disparo que atingiu o civil no osso do arco dorsal, sendo de imediato acionado socorro para o indivíduo”, afirmou a comunicação social do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI).
Ainda de acordo com a PM, a “arma se encontrava destravada para que houvesse possibilidade de pronto emprego diante de alguma intercorrência inesperada, visto que o local é conhecido pelo intenso tráfico de drogas e de acordo com o Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar para abordagem a indivíduo em atitude suspeita”.
O caso foi registrado como lesão corporal culposa e foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o caso.
Segundo a PM, o policial será encaminhado ao Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM) e a arma dele e do companheiro de equipe foram apreendidas e encaminhadas à Polícia Técnico Científica para elaboração de laudo pericial.
A comunicação do 24º BPMI disse ainda que a arma usada pelo policial era uma Glock calibre .40 e não é comum o disparo acidental desse armamento.
“A Polícia Militar do Estado de São Paulo reitera seu compromisso com a transparência e a devida apuração dos fatos, garantindo que todas as medidas legais serão adotadas para esclarecer o ocorrido e garantir a segurança da comunidade.”
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.