‘Ora pois!’: Ruas de Belo Horizonte recebem Festa Portuguesa neste sábado

Evento tem entrada gratuita e ocorre nos arredores do Museu Histórico Abílio Barreto, das 10h às 20h. Programação conta com atrações gastronômicas e culturais para celebrar a integração entre Brasil e Portugal.
Bolinho de bacalhau (à esquerda) e arroz de bacalhau (à direita) na última edição da Festa Portuguesa.
Divulgação/Festa Portuguesa
Pastel de bacalhau, fado e gente fixe, ora pois. Neste sábado (10), o clima lusitano toma conta dos arredores do Museu Histórico Abílio Barreto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que recebem a 13ª edição da tradicional Festa Portuguesa.
O evento tem entrada gratuita e ocorre das 10h às 20h, com “cozinhas-show” de restaurantes típicos da capital mineira e apresentações culturais para celebrar a integração entre Brasil e Portugal.
“Vamos mais uma vez reafirmar a amizade entre Portugal e Minas Gerais, trazendo atrações culturais e artísticas que refletem como as identidades portuguesa e mineira compartilham similaridades, numa sublime e indiscutível afirmação das raízes comuns”, disse Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, associação que promove a iniciativa desde 2011.
Pastel de nata é um dos pratos tradicionais de Portugal que serão servidos durante a festa.
Divulgação/Doces de Portugal
A programação deste ano dá um destaque especial para a música, com uma mistura de estilos dos dois países.
Entre as atrações estão DJ Andy Molinari e Boy, dupla que prepara um set exclusivo com remix de canções portuguesas. Já o Coral Luís Camões apresenta tradicionais cantos de coral luso-brasileiros, sob a regência do Maestro Leonardo Cunha.
O artista Pedro de Sena, formado pela Escola de Artes e Saberes Tradicionais (EAST), na cidade do Porto, faz uma performance com gaita de fole. Outro destaque é o Alma Lusitana, o único grupo de fado do sul do país.
Edição da Festa Portuguesa em 2022 movimentou ruas de BH.
Divulgação/Festa Portuguesa
Do lado mineiro, a Banda Corpo de Bombeiros traz um repertório de músicas nacionais e internacionais, e Tom Nascimento revive sonoridades dos seus 25 anos de carreira.
A festividade também conta com apresentações de dois grupos folclóricos: o Grupo Aruanda, um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, e o Grupo Gil Vicente, do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de BH, com um espetáculo de música folclórica e tradicional portuguesa.
Das atividades gastronômicas participam os restaurantes Caravela, Capitão Leitão, Restaurante do Porto, Taberna Baltazar, Tasca São Bento e Vila Brasão, além das docerias Doces de Portugal, Casa di Maria, Confeitaria Bela Lisboa e Tarte BH.
Programação completa:
13ª Festa Portuguesa
Quando? Sábado, 10 de junho, das 10h às 20h.
Onde? Esplanada e entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, que fica na Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim – Belo Horizonte
Acesso gratuito, com doação espontânea de alimentos para as obras sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola.
Apresentações artísticas:
10h – Abertura e DJ Andy Molinari e Boy
10h30 – Coral Luís Camões
11h30 – Banda Bombeiros
12h00 – Gaita de Fole
12h30 – Tom Nascimento
13h30 – Grupo Aruanda
14h00 – Charanga POP
15h00 – Grupo Gil Vicente
16h00 – Paola Gianinni com espetáculo “O País de Camões… E as suas Canções!”
17h00 – Tarcísio Costa, fados tradicionais
18h00 – Alma Lusitana
19h00 – Banda de Rock Nolli Brothers
Os vídeos mais assistidos do g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.