Qual tênis escolher para fazer academia


Solado reto ou amortecimento, com placa ou sem? Tudo depende de qual tipo de exercício será feito e qual o nível de conforto do usuário para cada tipo de calçado. Qual tênis escolher para fazer academia
Bruna Azevedo/g1
Comprar um tênis novo para fazer academia envolve saber qual é o tipo de exercício que você vai fazer e quais são seus hábitos de uso de calçados, já que muito da escolha implica em buscar o maior nível de conforto para os pés.
🏋 O tipo de exercício também é muito importante, já que é pensando nele que você vai decidir entre os diferentes modelos de tênis, como um de solado reto ou um de amortecimento, por exemplo.
Segundo o ortopedista especialista em pés Rafael Trevisan, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a preocupação deve ser que o calçado seja “específico para o tipo de atividade que a pessoa vai fazer”.
🩺 Outra complicação está se você tem alguma doença ou problema médico que requeira o uso de um equipamento mais adequado, o que não é o caso da maioria das pessoas.
“O que acontece é que existem 2 tipos de pessoas: as que têm problemas nos pés – que vão precisar de algum tênis especial – e as que não têm e não precisam”, explica o ortopedista.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
Veja abaixo uma seleção de tênis, com e sem amortecimento, para quem faz academia. Os modelos custavam de R$ 200 a R$ 600, no início de novembro, quando consultados nas principais lojas da Internet.
No fim da reportagem, leia mais sobre como cada tipo de tênis ajuda nos exercícios e saiba escolher o ideal para você.
Outros guias:
TÊNIS DE CORRIDA: o que os iniciantes devem levar em conta na hora da compra?
TROCANDO O TÊNIS: qual a hora certa de trocar o tênis de corrida?
TODOS OS GUIAS
Adidas RunFalcon 5
Asics gel Impression 11
Olympikus Rayo
Fila ACD Classic
Nike MC Trainer 3
Tênis Puma Slipstream
👟 Solado reto ou amortecimento?
Existe uma grande dúvida sobre qual tipo de solado é mais adequado para a academia: é verdade que o solado reto ajuda a trazer mais estabilidade para o levantamento de peso?
Segundo o ortopedista, a estabilidade não faz tanta diferença assim para a musculação. “Musculação é um exercício mais ‘inocente’. A chance de virar o pé é mínima quando você está parado”, explica Trevisan.
“Outra coisa é fazer uma aula em que você precisa pular, por exemplo. É mais fácil virar o pé quando você anda na rua, joga bola, corre”, conta o médico.
Ainda assim, quem treina costuma ter uma sensação maior de segurança com um sapato de sola reta. “Não vejo como regra, mas sim como um ajuste técnico para quem se sentir mais confortável. Tênis sem amortecimento proporcionam maior estabilidade, principalmente para executar os exercícios de membros inferiores”, diz o personal trainer Tiago Castilho.
🏃 Para correr, invista no amortecimento
A escolha do tênis para a corrida e a caminhada, seja na esteira ou ao ar livre, não é tão liberada quanto para a musculação. Para esses exercícios, o mais recomendado é o calçado com amortecimento.
“Na esteira, quando você corre, você precisa de algum grau de alongamento na cadeira inferior, ou seja, nos músculos da parte de trás. Quando se usa um saltinho, de um a dois dedos, você relaxa a cadeira inferior e minimiza o estresse sobre os membros inferiores, incluindo o pé”, explica o ortopedista Rafael Trevisan.
💲 E O TÊNIS COM PLACA? Esses modelos de tênis são voltados para atletas de alta performance e são muito mais caros, por isso não costumam ser recomendados para quem treina em nível amador.
A exceção é para quem tem histórico médico e costuma sentir dores ao fazer exercício. “Vale somente para quem já tem lesão, como fratura por estresse, tendinopatia de aquiles, metatarsalgia. O calçado com placa ajuda a diminuir os sintomas. De resto, não vale o preço”, opina Trevisan.
A tendinopatia de aquiles é uma inflamação que atinge o tendão do calcanhar, enquanto a metatarsalgia é o nome que se dá para as dores sentidas na parte da frente dos pés, logo antes dos dedos.
🤕 O tênis certo evita lesão?
Por mais que o tênis adequado ajude a evitar lesões, como o uso de amortecimento para corridas, não dá para confiar cegamente somente no calçado.
“Sempre se proteja a partir da técnica. Quem não treina direito vai causar lesões por estresse não importa qual o calçado. Vale a pena gastar um dinheiro com personal trainer e prestar atenção aos sinais do corpo”, aconselha o ortopedista.
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 
5 dicas para perder o medo da panela de pressão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.