Lo Prete: ‘Lula tem peso grande, mas não fala sozinho, nem arrasta unanimidade’

O presidente Lula (PT) voltou a defender o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na noite desta terça (30). Ele alegou que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura. Lo Prete: ‘Lula tem peso grande, mas não fala sozinho, nem arrasta unanimidade’
O presidente Lula (PT) voltou a defender o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na noite desta terça (30). Ele alegou que a Venezuela é alvo de “narrativas”, em referência às afirmações de que o país é uma ditadura. Líderes do Uruguai e Chile discordaram do petista. Para Renata Lo Prete, Lula tem peso grande na política externa, mas não fala sozinho.
“O Brasil e Lula, pessoalmente, têm um peso grande, mas ele não fala sozinho, nem arrasta unanimidade”, analisa a jornalista. Veja a análise completa no vídeo acima.
Os presidentes do Uruguai, Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, disseram que discordam da visão de Lula de que se trata de “narrativas”, e não da realidade.
“O caso do Uruguai, por exemplo. Em seus outros mandatos, Lula tinha aliados governando lá. Agora, tem alguém do campo político oposto e que não tem nenhum problema em contestá-lo em público, num encontro no qual Lula era o anfitrião”, diz Lo Prete.
“E o caso do Chile, talvez, seja ainda mais interessante, porque Boric é de esquerda, mas de esquerda com menos tolerância a ditaduras e mesmo a regimes autoritários híbridos. Novos tempos”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.