Ciclo menstrual irregular pode levar a maior risco de doenças cardiovasculares

Mulheres com ciclo menstrual irregular correm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares – foto Freepik

 

Mulheres com ciclos menstruais irregulares ou longos podem enfrentar um risco maior de doença cardiovascular, sugere um novo estudo.

Ciclos mais curtos do que o normal – menos de 21 dias – e ciclos mais longos do que o normal – mais de 35 dias – foram associados a um maior risco de doença cardiovascular e fibrilação atrial, ou batimentos cardíacos irregulares, de acordo com o estudo publicado no Jornal da American Heart Association.

Um ciclo menstrual foi medido como o número de dias entre cada período menstrual.

Especificamente, “a longa duração do ciclo menstrual foi associada a riscos aumentados de fibrilação atrial, mas não de infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral”, escreveram os pesquisadores, e ciclos mais curtos foram associados a um maior risco de doença cardíaca coronária e infarto do miocárdio ou ataque cardíaco.

Embora “mulheres com disfunção do ciclo menstrual possam sofrer consequências adversas para a saúde cardiovascular”, a natureza exata dessa relação e o que está por trás disso permanece desconhecida, disse a autora do estudo, Huijie Zhang, médica-chefe e professora do Hospital Nanfang da Southern Medical University na China, em um e-mail.

Ainda assim, os resultados do estudo indicam que “é hora” de aumentar a conscientização sobre a importância de monitorar as características do ciclo menstrual ao longo da vida reprodutiva de uma pessoa, disse Zhang.

No geral, cerca de 14% a 25% das mulheres têm ciclos menstruais irregulares em todo o mundo, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH em inglês) dos Estados Unidos.

*Informações CNN

O post Ciclo menstrual irregular pode levar a maior risco de doenças cardiovasculares apareceu primeiro em Jornal da Franca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.