g1 Maranhão é vencedor na 18ª edição do Prêmio Fapema

Premiação foi entregue ao jornalista Rafael Cardoso pela melhor matéria do Maranhão dentre todos os veículos de mídia. Rafael Cardoso, jornalista do g1 Maranhão, venceu o Prêmio Fapema 2023
Divulgação/Fapema
O g1 Maranhão foi vencedor da 18ª edição do Prêmio Fapema 2023, pela melhor matéria do Maranhão dentre todos os veículos de mídia. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (25), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
A reportagem premiada foi escrita pelo jornalista Rafael Cardoso, que venceu na categoria Jornalismo Científico com a matéria “Dia da Amazônia: O desafio de preservar o pouco que ainda resta da floresta no Maranhão”.
“Às vezes é difícil a gente coletar dados oficiais sobre desmatamento, mas foi importante levantar esses números, mostrar como a amazônia maranhense ainda existe”, afirmou Rafael Cardoso, durante a cerimônia de premiação.
Confira a reportagem vencedora, na íntegra
A 18ª edição do Prêmio FAPEMA-Bicentenário Gonçalves Dias, considerado o ‘Oscar da Ciência no Maranhão’ é a maior celebração da área no Norte-Nordeste e destaca o esforço e o compromisso de pesquisadores do Maranhão, em diversas áreas.
Vencedores do Prêmio Fapema 2023 e homenageados
Divulgação/Fapema
Foram 56 pesquisadores premiados, entre orientadores, profissionais e estudantes, em oito categorias, contemplando trabalhos da iniciação científica até as formações de alto nível. Foram concedidos prêmios em dinheiro, além de troféu e certificado.
As categorias foram: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Popvídeo.
“É essencial uma premiação como essa para reconhecer o trabalho jornalístico sério e premiar, destacar, um jornalismo que é feito de uma forma profissional”, completou Rafael Cardoso.
Rafael Cardoso recebendo o Prêmio Fapema 2023
Reprodução/TV Mirante
O evento marcou ainda as comemorações pelos 21 anos de existência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e homenageou os 200 anos do nascimento do poeta maranhense, Gonçalves Dias.
Também foram concedidas Medalha de Honra ao Mérito Científico à chefe de Gabinete do Governo do Estado, Luzia Waquim; ao presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lourival Serejo; e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo Tavares, responsável pela instituição da FAPEMA, em 2003, época em que foi governador do Maranhão.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.