Prefeito do Oeste de SC é preso em operação contra cobrança de propina por coleta de lixo

prefeito-do-oeste-de-sc-e-preso-em-operacao-contra-cobranca-de-propina-por-coleta-de-lixo

Na manhã desta sexta-feira (26/1), mais uma operação ocorre contra esquema de propina em município catarinense. A ação, do Gaeco, é denominada Operação Limpeza Urbana e é similar às demais da Mensageiro, com a prisão do prefeito de Ponte Alta do Norte e mais três pessoas.

Segundo o Ministério Público de SC, que integra o Gaeco, a investigação aponta que pessoas interessadas em prestar serviço de limpeza urbana no município eram direcionadas pelos agentes públicos investigados para que contratassem escritórios de contabilidade previamente determinados, com a obrigatoriedade de pagamento mensal de 10% em propina sobre dos valores que eles recebiam pelo contrato municipal.

A conduta fez com que parte do dinheiro pago pelo município do Vale do Contestado à empresa contratada para limpar a cidade voltasse para os próprios políticos investigados, ocasionando enriquecimento ilícito, que se aproxima do valor de R$ 100 mil, segundo levantou a investigação.

Esse é o segundo caso de prisão de prefeito nessa semana em Santa Catarina e o 18º nos últimos 14 meses em todo o estado por corrupção e cobrança de propina sobre contratos de coleta de lixo – a maioria foi nas fases da Operação Mensageiro. Em Florianópolis também houve operação similar, mas sem que ninguém fosse preso.

A operação conta com a participação de cinco Promotores de Justiça, 20 policiais e 10 viaturas. Após o cumprimento dos mandados, os presos serão apresentados para a realização de audiência de custódia. A investigação está em sigilo judicial.

Acompanhe notícias diárias de SC pelo canal do Whatsapp

O conteúdo Prefeito do Oeste de SC é preso em operação contra cobrança de propina por coleta de lixo aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.