Após quase seis dias de suspensão, fornecimento de água será retomado em Barbacena

A medida foi anunciada no fim da tarde desta terça-feira (16) pelo prefeito Carlos Du nas redes sociais. O município teve 80% do abastecimento interrompido após um caminhão-tanque explodir na BR-040 e o diesel atingir o afluente do Rio das Mortes. Empresa responsável pelo veículo afirma que documento comprovou que recurso hídrico não teria sido prejudicado. Afluente do Rio das Mortes foi atingido pelo combustível que derramou de caminhão-tanque em Barbacena
Robson Panzera/TV Integração
Após quase seis dias de suspensão, o fornecimento de água será retomado retomado em Barbacena. A medida foi anunciada pelo prefeito Carlos Du (MDB) no fim da tarde desta terça-feira (16). O município teve 80% do abastecimento interrompido após um caminhão-tanque explodir na BR-040 e o diesel atingir o afluente do Rio das Mortes.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito afirmou que foram feitos laudos juntamente com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para garantir que a água não está contaminada e possa voltar a ser fornecida em segurança à população.
“Nós conseguimos receber as análises que nos dão o respaldo para voltar com o abastecimento da água aqui em Barbacena. (…) Nós conseguimos estas análises em parceria com a Copasa”.
Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura informou que aguardava os laudos para liberar o fornecimento de água . Na tarde de segunda-feira (15), o g1 mostrou que a RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda, empresa responsável pelo veículo, havia apresentado um documento que comprovava que a qualidade da água não havia sido prejudicada.
Apesar da retomada do fornecimento de água, a previsão é de que a situação só esteja completamente normalizada em período de três a cinco dias, segundo Carlos Du. Ele solicitou que a população mantenha a economia de água para que ela possa chegar até todas as casas.
Ainda de acordo com informações repassadas pelo prefeito, nos próximos dias, novas análises continuarão a ser realizadas para certificar a qualidade da água fornecida à população.
Enquanto a situação não estiver completamente normalizada, o comitê de crise seguirá em atividade e, além disso, a população das regiões que seguirem afetadas poderão acionar os canais de comunicação para solicitar abastecimento através dos caminhões-pipa.
Moradores e comércios registraram falta d’água e aulas e serviços não essenciais foram paralisados. Com isso, Barbacena passou receber da Defesa Civil estadual galões de 5 litros e outras caixas de copo de água nesta terça-feira, além de caminhão-pipa, também enviado pela pasta.
Solicitações de água
A Prefeitura reforçou que pessoas com vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas, em tratamento quimioterápico, entre outros, podem solicitar atendimento na fila de prioridade.
O telefone exclusivo para o atendimento prioritário é (32) 98817-2277. O SAS tem ainda os contatos (32) 3339-6800, 195 e o WhatsApp (32) 8867-2119.
O acidente
Caminhão-tanque explodiu no km 710 da BR-040, em Barbacena
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O caminhão-tanque explodiu no km 711 da BR-040 após bater em uma mureta de proteção. O acidente foi registrado no dia 11 de maio.
O diesel que o veículo levava atingiu o Rio das Mortes. A área chegou a ser isolada por risco de novas explosões e causou um congestionamento de mais de 7 quilômetros.
O motorista foi socorrido em estado grave por populares e levado pela Via 040 para o Hospital Regional de Barbacena, que não divulga estado de saúde.
LEIA TAMBÉM:
POLÍCIA: Ex-companheira acusada de matar policial federal aposentado em Juiz de Fora será levada para hospital psiquiátrico
EDUCAÇÃO: UFV abre inscrições para o preenchimento de vagas ociosas na graduação
OCORRÊNCIA: Homem que estava desaparecido é encontrado morto no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora
Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.