Cerca de 27 mil profissionais da Segurança Pública vão atuar no Carnaval da Bahia

Planejamento da Operação Carnaval 2024 foi apresentado nesta terça-feira (23). Efetivo vai atuar em Salvador e no interior do estado. Cerca de 37 mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, com apoio de profissionais administrativos, atuarão nos circuitos oficiais de Salvador e no seu entorno, além das festas nos bairros e em 75 cidades do interior da Bahia.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça-feira (23). De acordo com o órgão, para impedir o acesso de armas de fogo e objetos cortantes, 42 Portais de Abordagem (PA) serão montados nas principais vias.
O custo em efetivo, soluções tecnológicas inéditas e na instalação do Comitê Integrado de Inteligência será de mais de R$ 80 milhões.
Novidades tecnológicas
Em 2024, de forma inédita, a Secretaria da Segurança empregará a solução de contagem de público. A ferramenta foi testada no Festival Virada Salvador, juntamente com as câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial.
O equipamento realizará a captura das faces que ingressam na festa, através dos Portais de Abordagem, e excluirá as repetições, fornecendo uma estimativa do público por dia de evento.
Já empregado em outras edições do carnavais, o Reconhecimento Facial (RF) estará nos 42 acessos e em pontos estratégicos da festa, buscando foragidos da Justiça.
No total, 371 equipamentos de vídeomonitoramento, 108 deles de RF, e duas Plataformas de Observação Elevada (POE) acompanharão a festa.
Na rua, as patrulhas estarão equipadas com 1.248 LTEs (Long Term Evolution), ferramentas que permitem uma transmissão de dados, com rede exclusiva para as Forças da Segurança, além de 651 rádios tetra.
A SSP também colocará GPS nos trios e acompanhará a movimentação dos veículos na festa.
Comitê de Inteligência
Outra novidade divulgada pela SSP foi o Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) da Superintendência de Inteligência (SI).
O espaço, montado no Centro de Operações e Inteligência, vai gerenciar ações que acontecerão nos três circuitos.
CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará ativado com a presença de 44 instituições estaduais, federais, municipais e privadas. Além de profissionais das forças da segurança, também integrarão o espaço especialistas do:
Exército Brasileiro;
Marinha do Brasil;
Força Aérea Brasileira;
Polícias Federal e Rodoviária Federal;
Agencia Brasileira de Inteligência;
Tribunal de Justiça da Bahia;
Ministério Público Estadual;
Casa Militar do Governador;
Sesab;
Conselho Municipal do Carnaval;
Secretarias Municipais;
Guarda Municipal;
Coelba;
Embasa;
CCR Metrô;
Empresas de serviço de telefonia;
Coelba.
Dois Centros Integrados de Comando Controle Móvel (CICCM) também serão usados na folia.
Postos
Mais de 670 estruturas policiais e de bombeiros serão montadas ao longo dos circuitos para recepcionar foliões, auxiliar no policiamento ostensivo e dar suporte às ações administrativas.
Entre as estruturas, as polícias e bombeiros utilizarão 251 Postos Elevados de Observação (POE).
Sprev
Três postos da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP, em parceria com a Secretaria de Políticas par as Mulheres (SPM), recepcionarão demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, violência de gênero e contra a população LGBTQIAPN+.
Ouvidoria Itinerante
Pesquisadores da Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública estarão espalhados em diversos pontos dos circuitos, recepcionando demandas, sugestões, reclamações e elogios sobre o trabalho da Forças da Segurança Pública.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.