FOTOS: Um dia após temporal, moradores ainda sofrem com alagamentos em regiões de Sorocaba

Nas últimas 24 horas, Sorocaba registrou 117 milímetros de chuva. Total do fim de semana já ultrapassou o volume esperado para todo o mês de janeiro. Bairros da cidade permanecem com ruas alagadas neste domingo (21). Região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), permanece alagada neste domingo (21)
Wagner Byrinait
Várias regiões de Sorocaba (SP) permanecem com pontos de alagamento após o temporal que atingiu a cidade na madrugada de sábado (20). No fim da tarde de sábado e também neste domingo, voltou a chover na região, o que provocou novos estragos e causou transtornos aos moradores.
Na tarde deste domingo (21), a chuva – em menos quantidade – atingiu algumas regiões de Sorocaba. A água ainda não abaixou em alguns pontos e moradores permanecem ilhados. Casas do Cidadão atendem famílias desabrigadas e Fundo Social de Solidariedade recebe doações.
De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, Sorocaba registrou 117 milímetros de chuva. Para todo o mês de janeiro, era esperado 211 milímetros de volume de chuva na cidade. Nas últimas 48 horas, o volume de chuvas ultrapassou o total aguardado para o mês.
Veja abaixo fotos de locais que permanecem prejudicados pela chuva:
Na região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP), moradores esperam a água baixar neste domingo (21)
Wagner Byrinait
Carros submersos chamam atenção na região do Parque das Águas, em Sorocaba (SP)
Wagner Byrinait
Ruas do Jardim Brasilândia na manhã deste domingo (21)
Marco Antônio de Medeiros
Jardim Abaeté, em Sorocaba (SP), permanece alagado
Rodrigo Francisco Toledo Cordoba
Água entrou dentro da casa de uma moradora do Parque Vitória Régia. Imóvel permanece inundado
Arquivo Pessoal
Imagens do Parque Vitória Régia 3, bairro atingido por alagamento em Sorocaba. Água ainda está alta neste domingo (21)
Everson William
Rua Laura Maielo Kook, no bairro Ipanema das Pedras, permanece alagada. Local é próximo à Represa do Ipaneminha, que transbordou com as fortes chuvas.
Antonio Carlos
Temporal de sábado
No sábado, o hospital GPACI, referência no tratamento contra o câncer infantil, ficou alagado e registrou perdas de remédios, equipamentos e alimentos. Uma força-tarefa é feita no local para garantir que o espaço volte a atender os pacientes.
Um muro do Hospital Evangélico, na Avenida General Carneiro, cedeu com a chuva e interditou a via por algumas horas.
Muro do Hospital Evengélico, em Sorocaba (SP), desabou durante chuva em Sorocaba
Arquivo Pessoal
A Capela João de Camargo, que fica na Avenida Barão de Tatuí, foi inundada e causou danos na estrutura do local. Segundo a organização da capela, o espaço ficará fechado por tempo indeterminado.
Infográfico mostra quanto choveu nesta semana e a previsão para os próximos dias
A Defesa Civil informou que o imóvel foi interditado de forma parcial e teve a estrutura comprometida. A lateral da capela, junto à Avenida Barão de Tatuí, está sinalizada e com restrição de acesso à calçada.
Em 1995, a Capela de João de Camargo foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba. Em 2023, uma lei da Câmara Municipal tornou a capela patrimônio cultural material da cidade.
Capela João de Camargo, tombada como patrimônio cultural material de Sorocaba, teve estrutura danificada por conta das chuvas de sábado (20)
Redes Sociais
Uma mulher de 73 anos morreu após o carro em que ela estava com outra pessoa ser arrastado. A vítima ficou presa no veículo. O sepultamento da idosa foi na manhã deste domingo, no cemitério Pax.
Mulher de 73 anos que morreu após ficar presa em carro arrastado por enxurrada em Sorocaba (SP)
Antonio Ferreira/TV TEM e Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.