Vacinação contra dengue em criança de 10 e 11 anos começa na quinta (22), em Manaus

vacinacao-contra-dengue-em-crianca-de-10-e-11-anos-comeca-na-quinta-(22),-em-manaus


Serão ofertadas 171 salas de vacina para a aplicação do imunizante, conforme a Semsa. Vacina dengue em Manaus
Divulgação / Semsa
A vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos inicia na quinta-feira (22), em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão ofertadas 171 salas para a aplicação do imunizante.
Além das unidades de saúde, também participam da vacinação nove estabelecimentos de saúde que atendem em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Veja aqui a lista completa.
Unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e escolas situadas próximas de unidades da rede básica ainda serão incluídas na estratégia de imunização, segundo a Semsa.
Para que o grupo prioritário receba as primeiras doses contra a doença, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis, levando o documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina.
Doses da Qdenga
De acordo com a prefeitura, Manaus recebeu do Ministério da Saúde pouco mais de 65 mil doses da vacina Qdenga. A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que nesta fase inicial, a vacinação é voltada a crianças de 10 e 11 anos, com população estimada em 65.037 pessoas na capital.
“A meta da estratégia é imunizar 90% da população de 10 a 14 anos no município. À medida que formos recebendo novos lotes, vamos avançar dentro da faixa etária prevista no PNI, alcançando também os adolescentes”, disse a gerente.
Para a imunização completa, a Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação.
No caso de infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.