Edital do processo seletivo da Unifap com 75% de vagas para cotistas é suspenso pela Justiça

edital-do-processo-seletivo-da-unifap-com-75%-de-vagas-para-cotistas-e-suspenso-pela-justica


Processo seletivo deve readequar a distribuição, após um candidato questionar a proporcionalidade das vagas na medida adotada. Suspensão foi feita pela Justiça Federal no Amapá. Campus Marco Zero do Equador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá
Rafael Aleixo/g1
O edital nº 01/2024 da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi suspenso nesta sexta-feira (16) pela através da 6ª Vara Federal Cível. Este documento previa uma reserva de 75% do total das vagas para integrantes das cotas sociais ou raciais. A proporcionalidade, legalidade e distribuição foram questionadas por um candidato através de um mandado de segurança cível.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O g1 solicitou posicionamento da Unifap sobre a decisão, mas até a publicação desta matéria não recebeu retorno.
O edital permanece suspenso até que a distribuição de vagas seja ajustada. A Justiça Federal destacou ainda, a desproporção e ilegalidade na reserva destes 75% de vagas reservadas, que vão contra os direitos que garantem a igualdade de acesso para um curso superior.
Conforme estabelecido na Lei nº 12.711/2012, há uma obrigatoriedade da reserva de metade das vagas por cada curso, que deve ser proporcional ao total de vagas e ao tamanho destes grupos na população do instituto escolhido, de acordo com o censo mais recente do IBGE.
As vagas são reservadas para os que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, e pessoas com deficiência.
A decisão judicial destacou ainada, que esta política de cotas deve promover a inclusão social sem comprometer o acesso a um curso superior dos que não se enquadram neste sistema, e que a grande porcetagem da reserva limitava a oportunidade aos demais candidatos.
Uma multa diária de R$ 50.000,00 também foi estabelecida, em caso de descumprimento, determinando uma redistribuição nos limites legais, igualitária para os candidatos da ampla concorrência.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.