Dois novos radares são instalados em avenidas de Cuiabá

dois-novos-radares-sao-instalados-em-avenidas-de-cuiaba


Novos equipamentos irão funcionar em um período educativo até o dia 15 de junho de 2023, quando começarão a emitir notificações aos motoristas que cometerem infrações. Novos radares são instalados em avenidas de Cuiabá
Reprodução
Dois novos radares foram instalados nas avenidas Professora Edna Affi, conhecida como Avenida das Torres, e na José Monteiro de Figueiredo, em Cuiabá, nesta segunda-feira (15). O anúncio foi feito pela prefeitura.
Na Avenida das Torres, os dispositivos foram instalados em ambos os sentidos da via e irão monitorar a velocidade permitida, que é de 40 km/h. Já na Avenida José Monteiro de Figueiredo, o equipamento foi colocado próximo ao shopping da região e ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM), para fiscalizar o avanço semafórico e a velocidade permitida, que é de 50 km/h.
Os novos equipamentos irão funcionar em um período educativo até o dia 15 de junho de 2023, quando começarão a emitir notificações aos motoristas que cometerem infrações. Durante esse período, os motoristas que passarem pelos pontos monitorados e cometerem infrações receberão apenas uma notificação orientativa, sem a aplicação de multas.
A medida foi tomada após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito da cidade.
A instalação dos equipamentos de monitoramento eletrônico é resultado de um estudo realizado pela Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito, composta pela Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
De acordo com a Semob, a fiscalização eletrônica já implantada em outras vias da cidade resultou em uma redução média de 38% nos índices de acidentes. O excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco em acidentes com vítimas fatais na cidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de mortes no trânsito, atrás apenas da Índia e da China.
Atualmente, Cuiabá conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica, todos devidamente sinalizados e aferidos pelo Inmetro, conforme determina a legislação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.